Se tem uma coisa que faz até o mais durão dos cozinheiros derramar lágrimas, é a cebola. Por mais que seja uma tarefa simples cortar essa hortaliça saborosa, existem algumas razões que explicam os olhos marejados — e truques para evitá-los! Confira:
Por que choramos cortando cebola?
Primeiro, vamos entender o porquê dessa reação com uma breve aula de química: a cebola, quando cortada, libera compostos de enxofre que se combinam com uma enzima chamada alliinase, criando uma substância química chamada sin-propanotial-S-óxido (SPO).
Quando o SPO é liberado, ele entra em contato com a umidade presente em nossos olhos, seja através do ar ou da umidade natural dos nossos olhos. Essa interação desencadeia uma reação química que converte o SPO em ácido sulfúrico, uma substância irritante.
Esse ácido sulfúrico é detectado pelos nervos sensoriais em nossos olhos, que enviam sinais ao cérebro para nos protegerem de uma possível ameaça. Como resultado, nossos olhos ficam irritados e lacrimejantes. Ou seja, é literalmente um mecanismo de defesa do corpo!
Como evitar as lágrimas
Segundo o culinarista Flavio Fukuda, convidado do The Chef com Edu Guedes da última quinta (13), o segredo está em “afiar bem a faca e colocar um papel toalha umedecido onde você vai cortar a cebola para que a enzima fique retida nele”.
Outra dica é colocar a cebola no freezer por cerca de 15 minutos antes de cortá-la para reduzir a liberação de SPO, diminuindo a intensidade do gás irritante. O mesmo funciona se você lavar a hortaliça antes antes de picar. Pode testar que dá certo!