Confira esta deliciosa receita de ossobuco ao vinho com polenta cremosa, feita por Cátia Fonseca, no programa Melhor da Tarde. Aprenda a fazer em casa em 1 hora!
Carnes
Ossobuco ao vinho com polenta cremosa | Band Receitas
Tempo
60 min
Dificuldade
Fácil
Rendimento
5 porções
Ingredientes
Ossobuco
- 1 kg(s) de ossobuco bovino
- caldo de carne a gosto
- 400 ml(s) de vinho tinto
- 2 cebolas picadas
- ½ cenoura picada
- 1 talo(s) de salsão ou de alho-poró
- 3 dente(s) de alho picados
- alecrim fresco a gosto
- tomilho fresco a gosto
- 2 folha(s) de louro
- 1 colher(es) de sopa de extrato de tomate
- azeite para refogar
- 50 grama(s) de manteiga
- 100 grama(s) de farinha de trigo torrada
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
Polenta
- 1 xícara(s) de fubá ou de polenta instantânea
- 4 xícara(s) de água ou caldo de legumes
- 1 colher(es) de sopa de manteiga
- ½ xícara(s) de queijo parmesão ralado
- sal a gosto
- pimenta a gosto
Modo de preparo
Ossobuco: Tempere os pedaços de ossobuco bovino com o sal e a pimenta-do-reino. Na sequência, aqueça o azeite de oliva, em uma panela grande, e doure os pedaços de ossobuco. Atente-se para dourar a carne de ambos os lados. Ao atingir o ponto desejado, retire-a da panela e reserve em um recipiente de sua escolha. Nesta mesma panela, adicione os temperos - a cebola, a cenoura, o salsão e o alho. Refogue até que fiquem macios.
Refogado os temperos, acrescente o extrato de tomate e cozinhe até caramelizar o fundo da panela. Adicione o vinho tinto e deixe que a mistura ferva, raspando o fundo da panela para desgrudar todo e qualquer resíduo do refogado. Após, volte os pedaços de ossobuco para a panela e acrescente o caldo de carne, temperando com o alecrim e as folhas de louro.
Tampe a panela e cozinhe o ossobuco, com o molho, em fogo baixo pelo período de 2 horas a 2 horas e 30 minutos ou até que a carne esteja bem macia. Caso deseje, utilize-se de uma panela de pressão para a cozedura - Neste caso, na pressão, cozinhe por os ossobucos por, no mínimo, 40 minutos.
Para deixar o caldo mais encorpado, peneire a farinha de trigo torrada sob a mistura, mexendo para não empelotar e finalizando com a manteiga gelada. Na hora de servir, ajuste os temperos conforme seu gosto.
Polenta: Em uma panela grande, aqueça a água (ou o caldo de legumes) até ferver. Adicione o fubá lentamente, mexendo a todo momento de forma a evitar grumos. Reduza o fogo e cozinhe, mexendo sempre, até a polenta engrossar. Esse processo pode levar cerca de 20 ou 30 minutos para o fubá tradicional. Caso utilize a farinha de polenta instantânea, siga as instruções de preparo presentes na embalagem.
Retire a polenta do fogo assim que atingir o ponto desejado. Na sequência, com a polenta ainda quente, adicione a manteiga e o queijo parmesão. Mexa até estes ingredientes derreterem e incorporarem a massa. Corrija o tempero, acrescentando sal e pimenta a gosto.