Se o termo gourmet já ficou em alta no métier da cozinha, seu “primo” gourmand foi esquecido no churrasco.
Estamos falando de duas expressões antigas, muito usadas na França para representar dois tipos de pessoa quando o assunto é estilo de vida.
E quem nos conta a diferença entre os termos é o chef de cozinha francês Érick Jacquin, jurado do MasterChef. Confira!
Gourmand x Gourmet
Segundo os dicionários franceses, gourmand é aquele que gosta da boa alimentação e come por prazer. Um gourmand raffiné, refinado, seria um gourmet: pessoa que aprecia a sofisticação na comida e na bebida. “O gourmet é chique, ele gosta de qualidade, mas um gourmand não para de comer, gosta de muito, de doces, sobremesas”. É o que afirma o chef de cozinha Érick Jacquin.
Vamos fazer assim, imagine que duas pessoas assam um belo pão. Enquanto uma o recheia — ainda quente! — com carnes, queijos de vários tipos e muitas camadas de condimentos, a outra passa uma singela e fina mão de molho.
A primeira come o sanduíche de forma descomedida e intensa. Já a segunda, aprecia o alimento em cada mordida, sentindo o sabor de todos os ingrediente. Conseguiu identificar quem é quem?
O amante da comida e o conhecedor da alta gastronomia
Recapitulando, gourmet é uma palavra francesa que não possui tradução específica em português, mas que tem significado oposto de gourmand, que pode ser sinônimo de glutão, aquele que come exagerado ou excessivamente.
O gourmand é conhecido por seu prazer em comer e saborear pratos deliciosos sem necessariamente se preocupar com a sofisticação ou exclusividade dos alimentos. Ele aprecia tanto as comidas simples do dia a dia quanto as iguarias requintadas servidas em restaurantes renomados.
Já o gourmet possui um paladar refinado e busca a excelência em termos de sabor, apresentação e qualidade. Ele reverencia a alta gastronomia e valoriza a originalidade e a sofisticação dos pratos. Essa pessoa pode ser mais seletiva em relação aos ingredientes utilizados e costuma buscar experiências culinárias mais exclusivas e elaboradas.
Ou seja, enquanto o gourmand é conhecido por sua paixão pela comida, sem se preocupar com o grau de sofisticação, o gourmet busca a excelência dos pratos.