Você já se sentiu inchado e estufado depois de tomar uma cerveja com os amigos? Pode até não ser o seu caso, mas você certamente conhece alguém que, depois do primeiro copo, começa a se sentir indisposto e prefere partir para outra bebida.
O estufamento causado pela cerveja não é algo desconhecido pela ciência. Sabe-se que as bebidas gaseificadas -- e a cerveja é uma delas -- contribuem para a sensação de inchaço abdominal, já que o gás carbônico ingerido acaba levando a uma distensão no estômago.
Outro detalhe que muita gente acaba não levando em conta tem relação com a quantidade de cerveja ingerida em uma ocasião, como um churrasco com amigos. Como o teor alcoólico dessa bebida é mais baixo, as pessoas acabam bebendo muito mais copos ou latinhas de cerveja. A quantidade exagerada de líquido, portanto, também contribui para o estufamento.
“Além do álcool, a cerveja tem maltose em 1/3 de sua composição, que é um carboidrato refinado. Então, quando dizem que uma cerveja vale por um pão francês, é verdade”, explica a nutricionista Renata Branco. A questão é que quase ninguém se limita a tomar apenas uma latinha de cerveja, não é mesmo?
O que está por trás do estufamento
Segundo Renata Branco, a ingestão de álcool causa um desequilíbrio na microbiota intestinal, aumentando o inchaço abdominal. “Essa mistura de álcool, carboidrato e petiscos gordurosos sobrecarrega o fígado, fazendo com o órgão trabalhe mais para eliminar essas toxinas e a gordura”, alerta a especialista.
A dica de ouro é sempre prestar atenção ao volume de álcool ingerido, para evitar abusos, e lembrar de se hidratar antes, durante e após o consumo de bebidas alcoólicas. No dia seguinte, a nutricionista recomenda o consumo de alimentos leves e nutritivos, como frutas, verduras e legumes, além de muito repouso.
Se puder tomar chás, melhor ainda! A pedido do Band Receitas, Renata Branco compartilhou conosco a receita de um chá detox ótimo para ajudar o fígado a se recuperar dos exageros do dia anterior.
Receita de chá detox para curar a ressaca
Ingredientes:
- 1 colher de chá de dente de leão
- 1 colher de chá de folha de alcachofra
- 1 colher de chá de carqueja
Modo de preparo: coloque as ervas em um bule e cubra com 250 ml de água fervida. Deixe em infusão por 10 minutos. Coe e sirva.