Pâmela Lucciola é a apresentadora do Chef Show, talent show gastronômico da Band que busca o melhor cozinheiro amador do norte e nordeste do país. O último episódio da primeira temporada, que revela o grande vencedor da competição, será exibido na TV neste sábado (28), nas afiliadas regionais, e, também, na próxima terça-feira (31), no YouTube de Band Receitas. Não perca!
“Essa iniciativa foi um ‘gol de placa’ da Band Norte e Nordeste porque o Brasil é muito rico. A gente precisa, cada vez mais, se atentar a essa diversidade cultural e gastronômica do país”, diz a apresentadora em entrevista ao Band Receitas sobre a importância do programa. “O ‘Chef Show’ valoriza cada detalhe, ingrediente, processo de cozimento, preparação… Acho que [o programa] também é uma forma de valorizar a cultura de cada lugar, a história de cada pessoa, os antepassados dessas pessoas que, com certeza, aprenderam com seus parentes, com suas mães, com seus avós”, reflete Pâmela.
Ela, que, além das finais do Chef Show, comandou as etapas Bahia e Sergipe, acompanhou de perto o talento e o trabalho dos cozinheiros amadores – e se encantou com o que viu.
“Vi pessoas muito entusiasmadas e, ao mesmo tempo, muito dedicadas. Senti que cada finalista teve um cuidado muito grande, sabe? Os ingredientes eram como ouro para eles. Percebi o quanto a culinária é importante para essas pessoas. Então, acho que o ‘Chef Show’ valoriza cada detalhe, ingrediente, processo de cozimento, preparação… Acho que [o programa] também é uma forma de valorizar a cultura de cada lugar, a história de cada pessoa, os antepassados dessas pessoas que, com certeza, aprenderam com seus parentes, com suas mães, com seus avós”, reflete Pâmela.
Estreia em talent show
Pâmela faz sua estreia no comando de uma competição gastronômica. Ela, que apresenta o Band Mulher na Bahia, ficou feliz e honrada com o convite, mas, acima de tudo, animada para essa experiência inédita em sua carreira.
“O Band Mulher é um programa que fala sobre todos assuntos, mas a partir do olhar da mulher. Fala sobre gastronomia, mas não tem isso do talent show… ‘Tem tempo pra acabar’, ‘vamos logo’, ‘ai, meu Deus, não vai dar tempo’… Mexeu em outros lugares em mim como apresentadora. Por isso, sou muito grata! Toda experiência é válida, né? Desejo vida longa ao Chef Show”, afirma.
Cozinheira de mão cheia?
Ao contrário dos participantes do programa, Pâmela não sabe cozinhar muito bem, mas faz questão de sempre ficar por perto, ajudando o “chef da rodada” ou conversando.
“Curto muito a cozinha, acho que é o melhor lugar da casa. Na maioria das vezes, é na cozinha onde as coisas acontecem, mas preciso confessar que eu, realmente, não cozinho nada. Mas minha família toda é de grandes cozinheiras, a minha infância é muito marcada pelas comidas que a minha avó fazia. Então, a minha coisa é comer. Eu amo comer! É uma das coisas mais prazerosas da vida para mim”, explica.
“Reconheço também que a mesa farta é um privilégio enorme, né? Porque estamos falando sobre o Brasil, onde tantas pessoas vivem com insegurança alimentar. Sempre tentei experimentar as mais diversas culinárias das cozinheiras que passaram pela minha vida de alguma forma, seja por meio do trabalho ou por meio do lazer, mas que me ofereceram as suas iguarias, me ofereceram as suas comidas, cozinharam pra mim, e eu sempre vi isso com muito respeito assim. Sou muito grata por ter conhecido grandes cozinheiras, mulheres e chefs de cozinha que cozinharam pra mim por prazer, por amor”, finaliza.