Um acidente no MasterChef Profissionais do Reino Unido serve de alerta para quem gosta de cozinhar: um liquidificador com líquido quente explodiu no rosto da participante brasileira Cristina Maia durante uma prova da temporada atual.
No episódio exibido pela emissora BBC na última terça-feira (24), a chef colocou uma sopa quente no utensílio e, ao soltar a tampa, o líquido laranja explodiu, atingindo, principalmente, o queixo de Cristina e sujando toda a cozinha do programa.
A brasileira foi atendida pela equipe médica logo após a explosão. O acidente chocou os jurados do MasterChef, que apoiaram a participante. Cristina precisou deixar a prova. Entretanto, o programa não informa se a chef foi desclassificada da competição.
Depois de exibir o acidente, o programa mostrou uma foto de Cristina no hospital, em que aparece sorrindo com um curativo no queixo.
Cristina Maia, de 51 anos, é chef de cozinha e comanda uma empresa de catering de alta gastronomia para eventos. Em seu site oficial, a brasileira conta que cozinhou no casamento da princesa Beatrice, neta de Elizabeth II, em 2020.
Saiba como evitar o acidente
O consultor gastronômico Neco Guarnieri, do Melhor da Tarde, explica por que não pode colocar comida quente dentro do liquidificador. A resposta é simples. “A evaporação da umidade dos alimentos forma uma pressão dentro do liquidificador e, assim que você o liga, a tampa pode explodir e causar uma grave queimadura no cozinheiro”, alerta.
A dica do especialista é colocar coloca um pano por cima do eletrodoméstico e segurar a tampa firmemente enquanto bate o alimento ou líquido quente. “Assim que triturar, desligue o liquidificador e retire a tampinha pequena com delicadeza. Depois, remova a tampa maior”, sugere.
Além disso, é importante lembrar que a jarra de plástico ou acrílico do liquidificador pode não aguentar o calor da comida quente e trincar ou derreter, principalmente se a temperatura estiver acima de 80ºC.