Dicas

Confeiteira faz sucesso com bolos realistas que imitam coxinha e até celular

Com leveza e bom humor, Vivi Cake Designer divide suas criações com mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais; leia a entrevista

Stefani Sousa

Vivi Cake Design faz sucesso nas redes sociais e tem milhões de seguidores
Vivi Cake Design faz sucesso nas redes sociais e tem milhões de seguidores
Reprodução/Instagram

Você certamente já foi impactado por algum vídeo de Vivi Cake Designer (@vivicakedesigner) nas redes sociais. Com bom humor e leveza, a confeiteira surge na tela, faz um comentário engraçado e, de repente, come um objeto do cenário em que está inserida. A gente se espanta, afinal quem é capaz de comer uma maçaneta? Em segundos ela tranquiliza o seguidor: não é maçaneta, é bolo.  

Já caiu em alguma pegadinha como esta? Divertidas e com sacadas espertas, elas fazem sucesso em vídeos curtos que já somam mais de 70 milhões de curtidas. Aos 33 anos, a paranaense conquistou mais de 4 milhões de seguidores nas plataformas digitais. O segredo do sucesso são conteúdos como os que você vê abaixo, em que ela surge comendo a própria mão e até a parede de casa.   

Tamanha criatividade é fruto de muito trabalho, como conta Vivi em entrevista ao Band.com. Formada em psicologia, ela trabalhava na área, mas não conseguia pagar as contas no fim do mês. Foi quando decidiu fazer bolos no pote para ganhar uma renda extra. Deu certo! “Nunca fiz curso ou estudei profissionalmente. Se tivesse dinheiro, teria feito, mas comecei a trabalhar com isso justamente para pagar boleto”, recorda. 

Há 7 anos, a internet surgiu como professora. “Me aventurei na pasta americana e, diferente de hoje, eram poucos vídeos mostrando como fazer. Ainda assim, agarrei o conhecimento disponível e, por falta de recurso, acabei desenvolvendo as minhas próprias técnicas. Não tinha como comprar moldes ou assadeira.”  

Com simplicidade, mas criando bolos exuberantes, Vivi começou uma carreira de sucesso que se consolidou em Cascavel (PR), cidade onde mora. Em 2021, se sentia realizada, mas queria mais. Por ser muito manual, o processo de fabricação dos bolos demandava tempo e limitava a quantidade de vendas. Sem condições para expandir o negócio, recorreu outra vez à internet. Soltou o primeiro vídeo, investiu em alguns outros e, do dia para a noite, viralizou com um bolo em formato de coxinha.   

O sucesso foi imenso e ultrapassou as barreiras profissionais. Em agosto de 2021, a confeiteira entregou sua última encomenda e fechou a agenda para clientes. Agora, se dedica totalmente à internet e ama o que faz. “Antes eu imaginava arrancar sorrisos do aniversariante e dos convidados de uma festa. Hoje, arranco sorrisos de um número gigante de pessoas, sinto que estou cumprindo meu propósito de vida”, celebra.  

Realizada no que faz, a paranaense vive parte do tempo em São Paulo onde mantém agenda profissional. Mesmo reconhecida em todo o país, ela planeja atingir cada vez mais pessoas. Cada bolo apresentado ao público leva horas para ficar pronto. Os mais simples demoram até metade de um dia, já os mais elaborados podem demorar semanas. 

Vivi prova tudo, mas com controle, já que é intolerante a lactose. O que sobra é reaproveitado para outras receitas e, às vezes, ganha destino especial fazendo a alegria de parentes e amigos. No fim do dia, são os sorrisos que alegram a cozinheira. E se, ao ler a matéria, você correu para conferir o perfil da confeiteira, vá com uma dica certeira: na dúvida entre bolo ou objeto, é sempre bolo!