Como tirar acidez de cebola crua em segundos?

Edu Guedes entrega truque culinário para tirar a acidez da hortaliça; confira

Da Redação

Como tirar acidez da cebola crua?
Envato Elements

Cebola é aquele ingrediente quase que obrigatório nas receitas, não é mesmo? Saborosa, aromática e potente, essa hortaliça potente traz um gostinho totalmente único para os pratos, mas a gente sabe que sua acidez não é apreciada por todos. 

Por isso, separamos alguns truques culinários para você nunca mais sofrer com o ardido da cebola — tem até o segredo do Edu Guedes! Confira:

Como tirar acidez de cebola crua em segundos?

Existem muitos truques para tirar a acidez da cebola sem comprometer o seu delicioso sabor. Afinal, quem não ama um arroz soltinho, bem refogado? Siga essas dicas e depois conta pra gente!

1. Amole suas facas e descasque a cebola corretamente

O primeiro passo para reduzir a acidez da cebola começa na preparação. Certifique-se de que sua faca está bem amolada, para não liberar tantas enzimas e remova todas as camadas externas, pois é onde a maior concentração de compostos sulfurosos e ácidos está presente.

2. Mergulhe a cebola em água fria

Quer tirar a acidez da cebola? Corte e coloque as fatias em um recipiente com água fria, essa foi a dica do Edu Guedes no The Chef de ontem (28)! Deixe-as de molho por pelo menos 30 minutos e lembre de secá-las completamente antes de usar nas receitas, combinado?

3. Cozinhe ou refogue

Cozinhar ou refogar as cebolas é outra maneira eficaz de diminuir a acidez porque o calor ajuda a quebrar os compostos ácidos e a caramelizar os açúcares naturais da cebola, criando um sabor mais doce e menos ácido. 

4. Aposte em ingredientes doces no prato

Outra alternativa é incorporar ingredientes doces à sua receita, como açúcar, mel, ou até mesmo frutas como maçã e pera. Isso não só tornará o prato mais suave ao paladar, mas também proporciona um toque agridoce delicioso!

5. Escolha cebolas menos ácidas

Sabia que nem todas as cebolas são iguais em termos de acidez? Cebolas doces, como a cebola Vidalia, têm naturalmente menos acidez do que suas contrapartes mais picantes, como a cebola roxa.

Mais notícias