X-caboquinho: conheça o sanduíche que é patrimônio cultural de Manaus

Da Redação

X-caboquinho faz sucesso em Manaus
Reprodução

O sanduíche conhecido como x-caboquinho é um ícone entre os manauaras. E prova disso é que em 2019 foi aprovado um projeto de lei que o tornou patrimônio cultural e imaterial de Manaus. É por isso que o Minha Receita especial sobre sanduíche, que foi ao ar na quinta-feira, 29, não poderia deixar de conhecer a iguaria preparada com pão francês, queijo coalho, banana pacovã frita, manteiga e tucumã.

O fruto nativo da região, que dá todo o sabor especial ao sanduíche é rico, em vitamina A, B e C, e altamente valorizado na indústria cosmética. Também é um ingrediente bastante calórico.

Clarisse Duarte, repórter do programa comandado por Erick Jacquin, foi até Rio Preto da Eva, a 80 km de Manaus, para provar o mais amazonense dos sanduíches e levar uma marmita para o chef. “É reforçado. É para quem tem fome mesmo”, comentou o francês. Não à toa, em Manaus, o lanche costuma ser consumido no café da manhã ou no café da tarde. 

De acordo com especialista, o tucumã da Amazônia é único em cor e sabor, o que o torna tão especial na região.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.