Refeição preferida entre os brasileiros para reunir os amigos em um fim de semana de sol, o churrasco nem sempre foi tão popular no País. Ele chegou por aqui no século 17, com os tropeiros que transportavam gados pelos pastos e, de vez em quando, transformava um deles em jantar. Para isso, faziam um buraco no chão com fogo e enfiavam uma boa estaca de madeira, onde podiam deixar a carne temperada com sal assando.
Antes disso, os índios brasileiros já usavam fogo para grelhar e defumar, porque sabiam que a comida cozida era saborosa e fácil de digerir. Mas só passou a existir boi na América com a vinda dos europeus.
Assim, o churrasco foi se espalhando e ganhando suas versões, no fogo de chão, na churrasqueira, em peça, no espetinho…. Mas o que que, afinal, pode considerado churrasco? Hoje, segundo a enciclopédia Oxford de comida, é um método de preparar carne lentamente sobre brasa.
São tantas as técnicas de churrasquear que quem domina isso tudo leva o nome de “mestre churrasqueiro”. Qual é sua técnica preferida?