Pitadas de Gastronomia

Versão de steak tartare do István Wessel é grelhada; saiba como fazer

István Wessel, por rádio BandNews FM

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Versão de steak tartare do István Wessel é grelhada; saiba como fazer
Versão de steak tartare do István Wessel é grelhada; saiba como fazer
Envato Elements

Essa é uma receita italiana, mas eu vou traduzir para o português, que é a carne de boi picada, como o steak tartare, e finalizada na grelha, só para dar uma tostadinha. Você pode usar várias carnes, o coxão duro é uma opção por ser muito saborosa

Separe 800 gramas de coxão duro (o que vai servir quatro pessoas) e corte em pedaços. Depois, leve ao processador de alimentos e dê rápidas pulsadas para picar bem a carne.

O preparo, agora, é exatamente como o do steak tartare. Coloque a carne em uma tigela com 1 gema de ovo, 1 cebola picada bem fininha, 1 colher de sopa de mostarda Dijon, 1 colher de sobremesa de alcaparras picadas, 1 colher de sopa de salsinha picada, 1 colher de sobremesa de cebolinha picada, 1 colher, também de sobremesa, de molho inglês, sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem para temperar. 

Com a ajuda de um aro de metal ou aço inox, faça círculos com a mistura de carne. Você vai ter aí praticamente um hambúrguer.

Coloque uma frigideira antiaderente para esquentar bem (se não for, pode utilizar um fio de azeite) e com a ajuda de uma boa espátula, coloque a carne para grelhar por 2 minutos de cada lado. Tenha muito cuidado para não desmanchar. Espere esfriar um pouco e sirva. A superfície tostadinha dá um toque especial.