Pitadas de Gastronomia

Como fazer o smash burguer, o hambúrguer prensado que virou hype

Segundo István Wessel, para não deixar esse hambúrguer seco, é preciso colocar um pouco mais de gordura

István Wessel, por rádio BandNews FM

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Como fazer o smash burguer, o hambúrguer prensado que virou hype
Como fazer o smash burguer, o hambúrguer prensado que virou hype
Envato Elements


Smash burguer, na tradução literal, significa hambúrguer amassado. E de fato ele é! Nas lanchonetes que fazem o smash burguer, o preparo é o seguinte: colocam uma bolinha de carne na chapa e, depois, esmagam a carne com um amassador, peça que parece um ferro de passar roupa.

Quais são as características do smash burguer? Bem, primeiro, como é fininho, ficando com 0,5 cm depois de amassado, ele fica pronto muito rápido. Por isso, para não deixar esse hambúrguer ficar seco, tem que colocar um pouco mais de gordura. Eu preparo sempre uma proporção de 20% de gordura. Ou seja, para cada 800 gramas de carne, acrescento mais 200 gramas de gordura. Eu faria exclusivamente de acém, que é uma carne muito, muito saborosa. 

Corte o acém em pedaços pequenos. Coloque num processador de alimentos juntamente com pedaços de gordura. Dê uma processada rápida, apenas utilizando a posição “pulsar”.

Tire do processador e dê mais uma misturada com a mão. Separe a carne em dez bolinhas de 100 gramas e amasse bem com a mão, até ficar com, mais ou menos, 0,5 centímetro de espessura. 

Na hora de grelhar, coloque o sal e a pimenta apenas de um lado da carne. Como ele é fininho, há risco de ficar salgado. Em cinco minutos ele já estará pronto. 

Monte o sanduíche com duas ou três rodelas de picles por cima. Adicione também tomate, cebola e alface.