Pitadas de Gastronomia

Como fazer caldo de carne

István Wessel ensina a fazer esse caldo que é a base para várias receitas

István Wessel, por rádio BandNews FM

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Como fazer caldo de carne
Como fazer caldo de carne
Envato Elements


Para fazer um bom caldo de carne, a gente separa, mais ou menos, 1 kg de músculo. O músculo é a carne ideal, pois tem aquela cartilagem no meio (que na verdade é o colágeno), que vai dar um sabor mega especial ao caldo. Sem falar que tem pouca gordura, não deixando o caldo muito gordo.

Pegue uma panela grande, coloque um pouco de azeite e dê uma boa tostada na carne, que já deve estar cortada em fatias. Enquanto isso, coloque água para ferver. 

Depois que a carne estiver bem tostada, adicione na panela 2 cebolas cortadas ao meio, 1 salsão inteiro, alho-poró, 1 cabeça de alho e 2 cenouras em pedaços. Eu gosto de colocar, também, um punhadinho de pimenta-do-reino. 

Assim que os legumes estiverem um pouquinho tostados, coloque a água fervente – o bastante para cobrir tudo. E deixe cozinhar. 

Cozinhe até a carne ficar bem macia. Adicione sal, mais ou menos, ao final do preparo. 

Esse caldo, depois de pronto, você pode servir como brodo, ou guardar para ser a base de várias receitas. Com o músculo, que também pode ser guardado, você pode fazer uma salada.