Hoje pode, com Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Hoje pode

Caldo de mandioquinha simples de fazer é jantar perfeito para dias frios; anote

Quem ensina o passo a passo é a chef Carole Crema

Carole Crema, com rádio BandNews FM 26/05/2021 • 18:55 - Atualizado em 27/05/2021 • 10:58
Caldo de mandioquinha simples de fazer é jantar perfeito para dias frios; anote
Caldo de mandioquinha simples de fazer é jantar perfeito para dias frios; anote
Envato Elements

Aqui em São Paulo o outono já começou geladinho e nada mais gostoso que uma sopa bem quente e saborosa, para fazer um carinho na gente, né?! Então, que tal fazer esse caldo de mandioquinha? A ideia é servi-lo com muçarela e bacon picadinho.

Comece fritando 200 gramas de bacon cortado em cubos. Quando ele estiver bem frito, tire da frigideira, ou micro-ondas, e reserve para a hora de servir. Eu gosto de fazer o bacon no micro-ondas. Você pica bem miúdo, coloca entre folhas de papel toalha e liga por 4 minutos. Ele fica ótimo! Toda a gordura é absorvida pelo papel e o bacon fica crocante. 

Aí, você vai ralar, ou picar, 200 gramas de muçarela e reservar também.

Agora, vamos à sopa: leve para refogar 2 colheres de sopa de manteiga, 1 cebola picadinha, 2 dentes de alho picadinhos. Quando tudo estiver bem refogado, adicione 1 kg de mandioquinha descascada e cortadinha em cubinhos, ou rodelas, e dê uma fritada. Na sequência, adicione entre 1/2 litro e 800 ml de água, e deixe cozinhando com sal e pimenta-do-reino.

Quando a mandioquinha já estiver bem cozida, bata a sopa no liquidificador e ajuste a textura. Se ela estiver muito grossa, porém, coloque um pouquinho mais de água. 

Na hora de servir, misture cheiro-verde, salsinha e cebolinha picados, além, é claro, do queijo e do bacon. O queijo derrete, o bacon dá aquela crocância e tudo vira um jantar delicioso, que vai fazer um carinho no seu coração em dias mais friozinhos. 

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.

  • carole-crema