Sua Carta de Vinhos

Vinhos italianos do Etna são perfeitos para o outono; entenda o motivo

Segundo a sommelier Alexandra Corvo, comidas mais gordurosas do outono pedem vinhos intensos, mas não muito densos ou alcoólicos; saiba mais:

Alexandra Corvo, por rádio BandNews FM

Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

A sommelière é formada pela Ecole d´ingenieurs Oenologiques de Changins, na Suíça, Trabalhou por 10 anos em restaurantes na Europa e, em São Paulo, trabalhou na Figueira Rubaiyat, D.O.M, Le Vin e Sabuji. Escreveu por seis anos na Veja São Paulo e também foi colunista do jornal “Folha de S.Paulo”.

Vinhos italianos do Etna são perfeitos para o outono; entenda o motivo
Vinhos italianos do Etna são perfeitos para o outono; entenda o motivo
Envato Elements


Continuamos falando de vinhos de outono, que combinam com noites mais frias e comidinhas mais ricas, com temperos mais intensos, como queijos, carnes... precisam ser vinhos com um pouquinho mais de intensidade, mas que não sejam muito densos, nem muito alcoólicos. 

Pensando em tudo isso, me lembrei de uma região na Sicília chamada Monte Etna, onde está o vulcão ativo mais alto da Europa. O Etna está a 6 mil metros de altitude, então os vinhedos estão bem altos. Os vinhos tintos do Etna possuem certa intensidade, mas têm bastante acidez e bastante tanino. Essas características de acidez e tanino são importantíssimas para harmonizar com carnes gordurosas, essas que a gente vai comendo agora, quando as temperaturas estão caindo.

Dica: pensem com carinho nos vinhos do Etna, porque são deliciosos para o outono.