Sua Carta de Vinhos

Vinho doce suave: sommelier indica opção perfeita para harmonizar com doces

Já ouviu falar dos vinhos de colheita tardia? Saiba mais sobre eles com a sommelier Alexandra Corvo

Alexandra Corvo, por rádio BandNews FM

Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

A sommelière é formada pela Ecole d´ingenieurs Oenologiques de Changins, na Suíça, Trabalhou por 10 anos em restaurantes na Europa e, em São Paulo, trabalhou na Figueira Rubaiyat, D.O.M, Le Vin e Sabuji. Escreveu por seis anos na Veja São Paulo e também foi colunista do jornal “Folha de S.Paulo”.

Vinho doce suave: sommelier indica opção perfeita para harmonizar com doces
Vinho doce suave: sommelier indica opção perfeita para harmonizar com doces
Envato Elements


Olha, tem umas polêmicas que não acabam jamais e uma delas é a do vinho doce. Aqui no Brasil existem duas vertentes: a que o vinho doce é apenas o de garrafão, de antigamente, basicamente todo “mistureba” – que era tudo menos vinho; e a da bebida versátil, das pessoas que só sabem beber vinho doce. E como é que se encontra qualidade nesse estilo? 

A função do vinho doce, mais que beber, é harmonizar com a sobremesa. Mas, quem gosta de vinho doce e quer continuar tomando esse estilo, pode encontrar boas versões. Acho que o exemplo mais fácil de encontrar – e mais barato – são os rótulos de colheita tardia. 

Os vinhos de colheita tardia são feitos com uvas que, ao invés de colher quando estão maduras (o normal), se colhe quando elas já estão um pouquinho passadas. Aí, na hora da fermentação, as leveduras não conseguem terminar a fermentação, deixando um pouco de açúcar residual. Por isso, o vinho fica com notas de mel, de pêssego em calda... ou seja, possui uma doçura leve e um frescor.

Esses vinhos são interessantes para acompanhar uma tortinha de morango, um pêssego em calda, um mousse, um bolo de coco... comidinhas doces e mais leves. 

Curtiu? Para saber que o vinho é de colheita tardia, basta ver no rótulo os termos: colheita tardia, em português; cosecha tardia, em espanhol ou later harvest, em inglês.