Sua Carta de Vinhos

Gosta de vinho doce? Sommelier indica rótulos com preços mais acessíveis

Alexandra Corvo, por rádio BandNews FM

Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

A sommelière é formada pela Ecole d´ingenieurs Oenologiques de Changins, na Suíça, Trabalhou por 10 anos em restaurantes na Europa e, em São Paulo, trabalhou na Figueira Rubaiyat, D.O.M, Le Vin e Sabuji. Escreveu por seis anos na Veja São Paulo e também foi colunista do jornal “Folha de S.Paulo”.

Gosta de vinho doce? Sommelier indica rótulos com preços mais acessíveis
Gosta de vinho doce? Sommelier indica rótulos com preços mais acessíveis
Envato Elements


Uma pergunta que me fazem muito: sou iniciante, gosto de tomar vinho doce, como faço para evoluir no paladar? Gente, o brasileiro tem um “problema” com vinho doce, porque ficou marcado no imaginário de que todo vinho doce é aquele de garrafão, malfeito e que todo mundo enchia a cara antigamente. Com isso, tem muita gente que acha que o vinho doce é de má qualidade – mas é exatamente o contrário.

Nos grandes países produtores, os vinhos de sobremesa são joias da viticultura. O que acontece, porém, é que são vinhos de elaboração difícil e, por isso, tem valor mais elevado. Talvez, os que a gente encontre com preço mais acessível são: os do Porto, como o Rubi, ou vinhos de colheitas tardias do Chile e da Argentina. 

Contudo, nunca é interessante ficar só no vinho doce, tá? Os rótulos de sobremesa têm a função de acompanhar justamente o fim da refeição e, por isso, não vão harmonizar com salgados e, se ingeridos com uma carne, por exemplo, não serão agradáveis na digestão.