Legumes e Vegetais
Cotoletta à milanesa com salada morna de batatas | Band Receitas
Confira essa deliciosa receita de cotoletta à milanesa com salada morna de batatas, feita pelo chef Gustavo Rigueiral, no programa Melhor da Tarde. Aprenda a fazer em casa em apenas 45 minutos!
Tempo
45 min
Dificuldade
Intermediário
Rendimento
4 porções
Ingredientes
Cotoletta de porco
- 300 grama(s) de farinha de pão (torrado e ralado grosso)
- 500 ml(s) de óleo de soja para fritar
- 4 unidade(s) de costeleta de porco (lombo com o osso da costela)
- sal a gosto
- pimenta-do-reino preta moída a gosto
- 3 unidade(s) de ovos
- 200 grama(s) de farinha de trigo
Salada morna de batatas com vinagrete dijon
- 1 kg(s) de batatas cozidas (o ponto é sem desmanchar e cortadas em cubos médios)
- 1 unidade(s) de cebola roxa (pequena e bem picada, deixada de molho por 20 minutos na água gelada com gelo)
- 1/2 maço(s) de salsinha (somente as folhas, os sem talos e picada fina, sem bater)
- 6 colher(es) de sopa de azeite de oliva extra virgem
- 2 colher(es) de sopa de suco de limão
- 2 colher(es) de chá de mostarda dijon
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Cotoletta de porco: Coloque as costeletas sobre uma camada de filme plástico. Cubra com outra camada de filme e bata levemente, utilizando um martelo de carne. A carne deve ter uma espessura fina e uniforme (1 cm no máximo), sem estar quebradiça. Tempere as costeletas com sal e pimenta. Organize 3 recipientes fundos e coloque num deles a farinha de trigo. Em outro, os ovos batidos. No último, a farinha de pão torrado e ralado grosso. Tempere as 3 misturas com sal e pimenta-do-reino. Faça, então, o empanamento: passe os dois lados da carne, primeiro, pela farinha de trigo, batendo um pouco com as mãos para retirar o excesso. Toda a carne deve estar coberta de forma uniforme, sem buracos. Na sequência, passe os dois lados pelo ovo batido e deixe escorrer bem para retirar o excesso. Por último, passe os dois lados da carne pela farinha de pão torrado e ralado grosso, apertando levemente para fixar bem, não deixando nenhum espaço sem. Reserve. Em uma panela média e funda, coloque óleo o suficiente para que a carne possa "boiar" um pouco, ou será fácil dela queimar no fundo. Deixe esquentar até ficar bem quente (cerca de 170ºC). Segurando pelo osso, leve a diretamente para a frigideira com óleo quente e frite por cerca de 2 minutos a 3 minutos de cada lado, até ficar dourado e bem crocante. Neste momento, retire a carne e deixe-a descansar entre 2 minutos e 3 minutos sobre uma grade, permitindo que o excesso de óleo escorra e o ar circule em volta, a fim de ficar crocante.
Salada morna de batatas com vinagrete Dijon: Comece pelo vinagrete. Em uma vasilha média, junte a mostarda e o suco de limão, e com ajuda de um batedor, combine os dois ingredientes até que a mistura fique homogênea. Na sequência, acrescente o azeite de oliva extra virgem em fio, batendo sempre com a ajuda de um batedor, afim de fazer a emulsão, ou seja, processo em que a gordura do azeite de oliva extra virgem combine com o ácido da mostarda e do suco de limão, formando um molho sedoso e uniforme. Tempere com sal e pimenta moída na hora. Junte ao molho as batatas cozidas, a cebola roxa escorrida da água gelada e a salsinha finamente picada, misturando bem todos os ingredientes com cuidado, para não desmanchar a batata. Ajuste o sal e a pimenta-do-reino. Reserve coberto com papel filme, até o momento de servir.