Por que comemos uva no fim de ano? Superstição é de que fruta traz boa sorte

Astrólogo André Mantovanni explica teoria de que uva traz boa sorte; entenda de onde surgiu essa história:

Por André Mantovanni

Por que comemos uva no fim de ano? Superstição é de que fruta traz boa sorte
Envato Elements

A uva, fruto comestível da videira, é o principal elemento culinário da passagem de ano em muitos países. É tradicional dar as boas-vindas ao Ano-Novo com 12 uvas, que são comidas ao mesmo tempo em que as badaladas marcam os 12 últimos segundos do ano que está terminando. Este ritual acontece normalmente em casa, com a família e amigos, após uma boa refeição, embora algumas pessoas gostem de se reunir em frente ao relógio na igreja ou na praia, pulando as sete ondas.

Esta tradição veio de Madrid em 1.909, depois de uma época de colheita excepcional. Para poder vender toda a produção, inventaram esse ritual de acompanhar os últimos segundos do ano com as uvas, e se passou a acreditar que trazia boa sorte. 

As uvas representam abundância, sucesso, riqueza material e são usadas para curar a fertilidade e afastar a má sorte


O costume sobreviveu até os dias de hoje e, agora, está tão arraigado, que muitos lares, além da Espanha, não poderiam pensar em celebrar a festa sem uvas.

Outra explicação para essa tradição é que, de acordo com os princípios do Feng Shui, existem certas frutas que simbolizam sorte e fortuna e são frequentemente usadas para atrair coisas boas. As uvas representam abundância, sucesso, riqueza material e são usadas para curar a fertilidade e afastar a má sorte.

Tópicos relacionados

Mais notícias