Pitadas de Gastronomia

Como fazer sonho de padaria com creme de baunilha

Quem ensina o passo a passo é István Wessel

István Wessel, por rádio BandNews FM

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Como fazer sonho de padaria com creme de baunilha
Como fazer sonho de padaria com creme de baunilha
Reprodução/Band

Para fazer o sonho é o seguinte: você começa separando uma tigela média e colocando 4 xícaras de farinha de trigo, 4 colheres de chá de fermento em pó e uma pitada sal. Misture bem.

Em outra tigela, junte entre 3 e 4 xícaras de leite e 1 colher de chá de essência de baunilha. 


Lentamente, junte a mistura da farinha com a mistura líquida, mexendo até formar uma boa massa. Então, acrescente 2 ovos e amasse bem. Cubra a massa com um pano e leve à geladeira por umas 2 horas.

Enquanto ele está crescendo na geladeira, você vai preparar o creme de baunilha. São 3 xícaras de açúcar de confeiteiro, 1/2 xícara de leite, 1 colher de chá de baunilha e uma 1/2 colher de chá de extrato de amêndoa. Misture tudo até formar um creminho grosso. 

Passadas as duas horas, você vai perceber que a massa está mais aerada. Transfira para uma superfície untada com farinha e abra essa massa com auxílio de um rolo de macarrão. Abra até atingir, mais ou menos, 1 centímetro de espessura e corte – com ajuda de um copo – em formatos redondos, de sonho. Vá juntando os recortes que sobram, amassando de novo e abrindo. 

Aquece na frigideira com óleo. Quando estiver bem quente, frite a massa de ambos os lados. Assim que você fritar, a massa vai crescer, por causa do fermento com o calor. Coloque para escorrer em papel absorvente. 

Sirva com o creme ao lado. Olha, essa receita é um sonho!