Hoje pode

Merengue de morango simples e "diferentão" leva chantilly com iogurte; aprenda

Chef Carole Crema ensina versão da sobremesa com pouco açúcar e frutas marinadas

Carole Crema, com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Merengue de morango da Carole Crema
Merengue de morango da Carole Crema
Envato Elements

Tem uma sobremesa que está muito em alta, que é a pavlova. Você já deve ter ouvido falar da pavlova que, na verdade, é a versão original do nosso brasileiríssimo “merengão”.

O merengue leva morango (ou as frutas de sua preferência) com suspiro e chantilly. Acho que essa é uma das combinações mais incríveis que existem: tem a textura do suspiro, bem docinho, tem o veludo do creme chantilly, a acidez da fruta… É show, mas eu fiz uma nova versão que eu quero contar aqui. 

Fiz uma versão em que eu misturo o creme chantilly com iogurte e faço uma marinada com as frutas vermelhas. Então, é assim: pegue duas xícaras de creme de leite fresco e bata até atingir ponto de chantilly. Misture com 400 g de iogurte grego porque ele é mais denso. Faça essa mistura e veja que já fica levemente ácido, bem gostoso. Finalize com raspinhas de limão. Reserve.

Eu não uso quase nada de açúcar, tá? Se você quiser, pode colocar duas colheres, no máximo, porque vem o suspiro depois. Para essa quantidade, use um pacote de 300 g de suspiro, que você vai comprar pronto, e um pacote de ½ kg de frutas vermelhas congeladas.

Faça uma marinada das frutas vermelhas com 100 ml de conhaque, duas colheres de vinagre balsâmico e ½ xícara de açúcar mascavo. Deixe marinar por 30 minutos. 

Na hora de servir, você monta a sobremesa, então, com creme, suspiro, fruta, creme, suspiro, fruta… Fica muito gostoso! É uma opção do “merengão”, que é a pavlova brasileira, né? Fica bem diferente!

Você também pode mandar suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!