Hoje pode

Coalhada e iogurte não são a mesma coisa; aprenda o preparo das duas receitas

Carole Crema ensina como é o preparo da coalhada e iogurte que apesar de parecem iguais, têm processos de fabricação totalmente diferentes; entenda

Carole Crema com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Aprenda a fazer coalhada e iogurte
Aprenda a fazer coalhada e iogurte
Envato Elements

Um ouvinte chamado Sebastião me perguntou qual a diferença entre a coalhada e o iogurte, então vamos lá. Eles são muito parecidos, de fato, os dois são leites fermentados —  "estragado" com bactérias boas. 

O processo de fabricação de preparo é o que muda: o iogurte é uma fermentação por um tipo de bactéria e a coalhada é através de outras bactérias, que chamamos de mesófilas, bactérias naturais, enquanto iogurte é uma bactéria preparada, ou seja, isolada. 

Eles podem ser feitos da mesma maneira. Por exemplo, para a coalhada, você compra o coalho, que é a bactéria isolada em um líquido e o iogurte pode ser feito com a própria "isca" dele mesmo — um pouquinho de iogurte faz mais iogurte.

A coalhada também, depois que começa a fazer, dá para fazer mais com ela mesmo. O método de preparo é o seguinte: lembre que uma bactéria que gosta de um ambiente com umidade, uma temperatura de um 50°C para proliferar e ela precisa de tempo. 

Então, você aquece o leite e deixe esse leite amornar para que você tenha a temperatura ideal para proliferação dessas bactérias, então a gente está falando de uns 50°C. Quando estiver na temperatura, você coloca a isca, que seria um pouquinho de iogurte ou um pouquinho de coalhada ou o coalho. 

Cobre e deixe em uma temperatura ambiente, pode ser mais para o quente para justamente esse composto ficar o máximo de tempo possível na temperatura ideal de proliferação da bactéria e elas se multiplicarem, talhando o leite. 

Quando você ver que ele firmou, põe na geladeira e interrompe esse processo porque quando ele gela, a bactéria para de se multiplicar. E aí, sempre que você guardar um pouquinho do seu iogurte ou da sua coalhada, você vai poder fazer mais.

E não esqueça de me mandar recadinhos, pedir receitas ou dicas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br ou pelas redes sociais no @carolecrema.