Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

Tudo sobre tipos de uva, tendências, novidades, preços, escolhas e regiões mais promissoras na produção e fabricação de vinhos estão na coluna assinada pela sommelière Alexandra Corvo, uma das primeiras mulheres do País a se especializar no assunto.

Sua Carta de Vinhos

Vinhos Torrontés são aromáticos e harmonizam superbem com carnes temperadas

Alexandra Corvo, por rádio BandNews FM 05/04/2021 • 20:25
Vinhos Torrontés são aromáticos e harmonizam superbem com carnes temperadas
Vinhos Torrontés são aromáticos e harmonizam superbem com carnes temperadas
Envato Elements

Durante toda essa semana, a gente está falando aqui na nossa coluna de vinhos da Rádio BandNews FM sobre variedades de uvas aromáticas. Ué, Alexandra, mas não é toda uva que tem cheiro? Todo vinho tem cheiro, né? Sim, é verdade, mas o cheiro do vinho vai variar de acordo com o clima e de como foi feito. 

Existe muita variação aromática, mas algumas variedades possuem um cheiro tão extremo, que é possível reconhece-la independente de como tenha sido a produção. Esse é o caso de uma “filha” da Moscatel, que é a Torrontés. 

A Torrontés é uma uva criada na Argentina a partir do cruzamento de duas outras uvas: a Moscatel e outra uva espanhola, conhecida como Listán Prieto, que na Argentina é conhecida como Criolla. 

O resultado, de maneira geral, do vinho produzido com a Torrontés argentina é um aroma de muitas flores e com muito mel no nariz. Lá na Argentina, o clima é quente, portanto, os estilos de vinho possuem álcool bem marcado, mas com acidez presente. 

Esse tipo de vinho é perfeito para harmonizar com comidas perfumadas e temperadas, como carnes que levam temperos mais adocicados, como canela. 

OUÇA AS COLUNAS DA ALEXANDRA CORVO NA BANDNEWS FM.

  • alexandra-corvo