Sua Carta de Vinhos

Vem verão! Sommelier indica vinhos brancos ideais para se refrescar

Alexandra Corvo

Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

A sommelière é formada pela Ecole d´ingenieurs Oenologiques de Changins, na Suíça, Trabalhou por 10 anos em restaurantes na Europa e, em São Paulo, trabalhou na Figueira Rubaiyat, D.O.M, Le Vin e Sabuji. Escreveu por seis anos na Veja São Paulo e também foi colunista do jornal “Folha de S.Paulo”.

Vem verão! Sommelier indica vinhos brancos ideais para se refrescar
Vem verão! Sommelier indica vinhos brancos ideais para se refrescar
Unsplash


Tem muita gente que não gosta de vinho branco. Ou generaliza, dizendo que ele só combina com certas ocasiões, ou só no calor. E não é bem assim. Mas, hoje vou falar dos brancos leves e refrescantes – esses, sim, ótimos para o verão, possuem bastante acidez e a gente toma gelado porque os sabores deles ficam mais evidentes nas baixas temperaturas. 
 


Essa acidez do vinho branco, aliás, depende muito mais do clima, do que da uva, sabia? Se a gente pegar regiões onde o verão, que é o período de amadurecimento das uvas, é mais franco, as uvas vão preservar a acidez. 


O clima pacífico, como a costa da Califórnia, da Nova Zelândia e até do Chile, são regiões que tem verões ensolarados, porém a temperatura desses lugares cai à noite, mesmo durante o verão. Essa oscilação de temperatura vai preservar a acidez da uva, independente da casta dela: pode ser um Chardonnay, um Sauvignon Blanc ou um Riesling, que haverá acidez marcada e presente, e será um estilo leve e refrescante de vinho.