Sua Carta de Vinhos

Sabia que os ingleses levaram o vinho à Austrália para ajudar na colonização?

Alexandra Corvo, por rádio BandNews FM

Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

A sommelière é formada pela Ecole d´ingenieurs Oenologiques de Changins, na Suíça, Trabalhou por 10 anos em restaurantes na Europa e, em São Paulo, trabalhou na Figueira Rubaiyat, D.O.M, Le Vin e Sabuji. Escreveu por seis anos na Veja São Paulo e também foi colunista do jornal “Folha de S.Paulo”.

Ingleses levaram o vinho à Austrália para ajudar na colonização
Ingleses levaram o vinho à Austrália para ajudar na colonização
Envato Elements


Hoje, vamos dar uma olhadinha em países de colonização inglesa, como foi o caso da Austrália. Os ingleses levaram à Austrália os convictos para colonizar, que eram condenados e criminosos. E para não tomarem destilados, os ingleses preferiram plantar vinhedos para que eles bebessem vinhos e ficassem mais refinados. 

Não foi o que aconteceu na época, mas a vinicultura acabou desenvolvendo. Primeiro, na costa leste do país, que é uma região muito úmida, e não ideal para o cultivo da vinha. Aos poucos, ela entrou no continente, ao redor de Adelaide, região conhecida hoje por South Austrália. 

Na Nova Zelândia foi bastante parecido, mas por ser muito longe, a cultura do vinho demorou mais para se desenvolver. Mesmo assim, há históricos de produção de vinha na Nova Zelândia desde o século 19.