Sua Carta de Vinhos

Sabia que foi a Grécia quem espalhou o vinho pelo mundo ocidental? Leia aqui

Alexandra Corvo

Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

A sommelière é formada pela Ecole d´ingenieurs Oenologiques de Changins, na Suíça, Trabalhou por 10 anos em restaurantes na Europa e, em São Paulo, trabalhou na Figueira Rubaiyat, D.O.M, Le Vin e Sabuji. Escreveu por seis anos na Veja São Paulo e também foi colunista do jornal “Folha de S.Paulo”.

Sabia que foi a Grécia quem espalhou o vinho pelo mundo ocidental? Leia aqui
Sabia que foi a Grécia quem espalhou o vinho pelo mundo ocidental? Leia aqui
Envato Elements


Já que estamos no começo do ano, vamos falar, também, do começo do vinho. Foi no período neolítico que os assentamentos humanos produziram os primeiros vinhos, vindo da Geórgia os primeiros registros.


Mas, outra grande cultura foi a responsável por divulgar a bebida ao mundo: os gregos. Eles não só plantaram muitas vinhas, como desenvolveram a viticultura de maneira extensiva. Brinco que foram os primeiros influencers do universo dos vinhos. Ilíada e Odisseia são dois clássicos da literatura banhados em vinho, praticamente. 


É a partir daí que o vinho se torna a bebida ocidental mais importante do planeta. Estando presente em simpósios e debates. Vale ressaltar, porém, que em termos de sabor, aquele vinho não tinha nada a ver com o que se bebe hoje. Conta-se nos livros, como Ilíada e Odisseia, que os heróis quando chegavam, se preparavam os vinhos para eles. Era uma mistura de vinho, com água do mar, cascas de árvores e temperos.