Nesta quarta-feira (05), o Melhor da Noite recebe a renomada chef Janaína Torres, eleita a melhor chef feminina do mundo pela prestigiada premiação The World's 50 Best Restaurants e uma das personalidades da lista Forbes Mulheres de Sucesso 2024.
No quadro Comendo Pelas Beiradas, ela vai preparar uma deliciosa canjiquinha de frutos do mar. Para complementar o prato, o chef Rodrigo Oliveira também vai ensinar a clássica moqueca de camarão. Com tanto talento e experiência reunidos, essa noite promete ser imperdível! Que tal aprender o passo a passo dessas receitas incríveis? Confira abaixo:
Canjiquinha de frutos do mar
Ingredientes
150 gramas de bacon picadinho
100 gramas de cebola picadinha
50 gramas de alho picadinho
100 gramas de tomate picadinho
4 camarões
Meio de caldo de porco
300 gramas de farinha flocão
50ml de azeite
Sal e pimenta a gosto
Pimenta calabresa
Caldo de porco
Ingredientes:
1 pedaço de copa lombo (250g)
1kg de pé de porco
1 tomate bem maduro
1 cebola grande
1 talo de salsão
1 cenoura
Sal a gosto
Modo de preparo
Canjiquinha de frutos do mar: Em uma panela pré-aquecida, frita o bacon até que fique bem crocante. Em seguida, adicione a cebola e deixe dourar até atingir uma coloração dourada. Adicione o alho e a fritada por mais um minuto. Realize o processo de "pinga e frita", adicionando água aos poucos para evitar que o alho queime.
Depois, adicione o tomate e a batata frita por mais alguns minutos. Se necessário, umidade um pouco mais de água para ajustar a consistência. Em seguida, acrescente o caldo de porco caseiro e deixe ferver. Vá incorporando farinha de flocão de milho, que deve ser previamente hidratada em água quente com sal. Adicione a farinha aos poucos, misturando constantemente com um fouet para garantir que a mistura fique homogênea. Deixe cozinhar por 10 a 15 minutos, no máximo, e sirva com camarões grelhados ou os frutos do mar de sua preferência.
Caldo de porco caseiro: Tempere um pedaço de copa lombo de 250g e 1kg de pé de porco com sal a gosto e asse no forno com um copo de água. Deixe assando a 160°a 180° graus até que toda a carne fique dourada. Após assar, retire do forno e coloque a carne em uma panela, cobrindo-a com água.
Adicione um tomate bem maduro, uma cebola grande, um talo de salsão e uma cenoura à panela. Deixe cozinhar até que todos os ingredientes se dissolvam, ajustando a quantidade de água se necessário. O tempo mínimo de cozimento é de 4 horas.
Após o cozimento, coe a mistura e passe todos os ingredientes na peneira. Deixe o caldo reduzir na panela em fogo baixo por cerca de 1 hora ou mais, até que fique denso e escuro.
Deixe o caldo esfriar e coloque na geladeira. Após o resfriamento, uma película de gordura se formará sobre o caldo. Retire esse filme de gordura e caldo estará pronto para uso. Ele pode ser utilizado em diversas receitas, como em carnes de porco assadas.
Moqueca de camarão
Ingredientes:
Camarões marinados
10 unidades de camarão
1 unidade de pimenta de cheiro limpa
1/2 unidade pimenta dedo de moça limpa
1 dente de alho
1/4 de pimentão verde limpa
1/4 de pimentão vermelho limpa
2 colheres de azeite de urucum
2 colheres de azeite de oliva
1 colher de molho de peixe fermentado
sal a gosto
Moqueca
2 colheres de sopa de azeite de dendê
2 colheres de sopa de azeite
1/4 de cebola branca
1/4 de pimentão verde limpo
1/4 de pimentão vermelho limpo
1 dente de alho
1 unidade pimenta de cheiro limpa
1/2 de pimenta dedo de moça limpa
200g de carne de fumeiro
15 unidades camarão limpo
50g de cuscuz
50g de farinha d'agua de mandioca
1 e 1/2 xícara de caldo de peixada
1/4 de xícara de água
1/2 unidade de limão
1 maço de couve
sal a gosto
coentro a gosto
Molho peixadinha
1kg de tomate italiano
100g de pimentão verde
100g de cebola branca
10g de gengibre
10g de colorau
6g de pimenta dedo-de-moça
1kg de carcaça de peixe
1L de leite de coco
10g de sal fino
34g de alho descascado
Modo de preparo
Moqueca: corte todos os vegetais em brunnoise, o camarão em três partes e a carne em cubos médios, mantendo um tamanho proporcional ao camarão. Pique o centro e reserve. Em seguida, misture a farinha d'água com o cuscuz e também reserve.
Aqueça uma panela e doure o fumeiro na mistura das duas gorduras, depois retire e reserve. Na mesma panela, acrescente os vegetais cortados e refogue por aproximadamente cinco minutos. Adicione o camarão, aumente o fogo e continue refogando por mais dois minutos. Depois, volte com a carne de fumeiro para a panela e adicione a mistura de farinhas, mexendo bem para incorporar todos os ingredientes.
Na sequência, despeje o caldo de carne e a água aquecida na panela, cozinhando a mistura em fogo médio por cerca de oito minutos. Enquanto isso, branqueie as folhas de couve, mergulhando-as primeiro em água fervente e salgada e, em seguida, em água gelada. Reserve as folhas para finalização.
Ajuste o sal da massa, esprema o suco de meio limão e condições atmosféricas o coentro picado. Com essa mistura, recheie as folhas de couve, enrole e doure levemente no azeite de oliva. Para finalizar, sirva com os camarões grelhados.
Molho peixadinha: Corte os tomates ao meio e picando o pimentão e a cebola em pedaços menores. Em uma panela grande, coloque os tomates, a cebola e o pimentão junto com a metade do leite de coco. Adicione os temperos secos e a pimenta dedo-de-moça, misturando bem.
Leve ao fogo até levantar fervura e, em seguida, acrescente a carcaça de peixe. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 30 minutos. Após esse tempo, desligue o fogo e aguarde cerca de 15 minutos. Passe o conteúdo por uma peneira grossa para extrair o máximo dos legumes e adicionar o restante do leite de coco. Depois, coe novamente o molho em uma peneira fina para garantir uma textura lisa.