Precisa se recuperar da farra do Carnaval? Receita do chef de cozinha Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, em São Paulo (SP), é capaz de “reviver” até o folião mais intenso. Aprenda a fazer a famosa receita de caldo de mocotó no Melhor da Noite desta Quarta-Feira de Cinzas (14)!
O prato, feito a partir da pata do boi, é muito nutritivo. Além de ser rico em colágeno, proteína que é responsável por dar firmeza e elasticidade à pele, o mocotó ajuda a fortalecer o sistema imunológico e desintoxicar o organismo. Muito bom, não é mesmo?
Abaixo, você aprende a fazer o caldo de mocotó do Rodrigo Oliveira:
Caldo de mocotó
Rendimento: 20 porções
Ingredientes
- 2 peças de mocotó
- 3 folhas de louro
- 3 tomates
- 1 cebola branca
- ½ pimentão verde
- 1 pimenta dedo-de-moça
- 6 dentes de alho
- 60 ml de vinagre
- 1 colher de sobremesa de colorau
- 1 colher de chá de cominho
- 1 colher de chá de semente de coentro
- 400 g de mandioca crua
- Sal a gosto
- Coentro fresco a gosto
- Cebolinha fresca a gosto
Modo de preparo
Escolha peças de mocotó bem limpas, sem pelos ou manchas escuras. Peça ao seu açougueiro para separá-los nas juntas e serrar o osso maior ao meio. Escalde o mocotó em água fervente por cinco minutos e descarte esse líquido. Cozinhe em bastante água com um pouco de sal e folhas de louro. Na panela de pressão, esse processo dura 50 minutos, aproximadamente; já na panela comum, três horas. Quando estiver macio, quase se soltando dos ossos, retire o mocotó e coe o caldo. Desosse, retirando gorduras e as partes escuras, e corte essa gelatina em cubinhos. Processe no liquidificador os legumes e os temperos, usando um pouco do caldo para facilitar a tarefa. Volte a mistura para a panela e deixe cozinhar por 30 minutos, em fogo baixo. Usando uma parte desse mesmo caldo, bata a mandioca no liquidificador até que se desmanche por completo. Volte, então, a mandioca batida e os pedaços de mocotó à panela, mexendo sempre até engrossar. Acerte o sal. Coloque o coentro e a cebolinha. Sirva.