Nhoque de batata: Lave, descasque e corte as batatas em pedaços grandes, de cerca de 4cm. Na seuência, tranfira para uma panela média, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, junte 1 ½ colher (sopa) de sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, até ficarem macias – espete com um garfo para verificar o ponto.
Assim que as batatas derem ponto, escorra bem a água e passe as os pedaços - ainda quentes - por um espremedor, sobre uma tigela grande. Quando a batata amassada amornar o suficiente para manusear, tempere-a com duas colheres (chá) de sal e acrescente ¼ de xícara (chá) da farinha de trigo. Misture bem com as mãos.
Junte as gemas e amasse bem. Aos poucos, adicione o restante da farinha, amassando bem com as mãos, até dar o ponto de enrolar. Para verificar o ponto, lave as mãos e modele uma bolinha; se não grudar na mão, está no ponto. A quantidade de farinha de trigo usada na receita pode variar, mas evite adicionar em excesso, pois a massa ainda vai absorver mais farinha na hora de modelar.
Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Unte duas assadeiras grandes (ou refratários) com óleo. Assim que a água ferver, misture uma colher (sopa) de sal.
Enquanto a água ferve, polvilhe a bancada e as duas assadeiras com farinha. Para modelar os nhoques, com uma porção de massa, faça um rolinho de cerca de 1cm de diâmetro e vá cortando-o em pedaços pequenos, no formato de nhoques de cerca de 2cm cada. Transfira para as assadeiras polvilhadas e repita o procedimento com o restante da massa.
Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 20 pedaços de nhoques por vez na água fervente. Deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques com a escumadeira, escorrendo bem a água, e transfira para a assadeira untada com óleo. Cozinhe todos os nhoques e sirva a seguir com o molho de sua preferência.