
Caldo:
Em uma panela média aquecida, coloque o azeite e refogue a cebola, a cenoura e o alho-poró picados grosseiramente com uma pitada de sal. Quando os vegetais estiverem ligeiramente dourados, adicione a água, o o funghi, as ervas e a pimenta-do-reino. Levante a fervura e cozinhe por 20 minutos.
Em uma frigideira grande, adicione uma colher de manteiga com o azeite e refogue o alho-poró, a cebola e as pimentas, tudo picado bem fininho. Quando o refogado murchar, adicione a aveia rústica e continue a refogar por mais dois minutos.
Adicione o vinho ao refogado e aguarde para que a aveia possa absorver o líquido. Junte os cogumelos picados à mistura e comece a regar com o caldo, aos poucos, mexendo sempre. Continue esse processo por mais 20 minutos ou até quando a aveia estiver macia.
Finalize o risoto com uma colher de manteiga, parmesão ralado e salsinha. Mexa bem, sacudindo a frigideira para encorpar o risoto. Sirva imediatamente.
Fatie os cogumelos pela metade, fazendo um traçado em formato “xadrez” na parte reta, riscando com a ponta da faca. Grelhe-os até ficarem dourados em uma frigideira com manteiga. Tempere-os com sal e pimenta, reserve. Asse as fatias de presunto em forno médio (180º) por 10 minutos para fazer um “chips” crocante, utilizando-o como parte da decoração.
Dica do chef:
Coloque as fatias de presunto entre duas assadeiras encaixadas. Desta forma, elas não vão enrugar e o “chips” de presunto ficará crocante e reto.