Recheio: Corte a carne das aves em tamanhos semelhantes. Um formato bom é o de “medalhão”. Em seguida, coloque-as para marinar na mistura de tucupi temperada com alho, raiz de coentro e pimenta-de-cheiro por, aproximadamente, 30 minutos.
Concluído o tempo da marinada, seque a proteína com papel-toalha e aqueça-a em uma frigideira, no fogo alto, selando os medalhões até ficarem dourados. Reserve, para montagem, assim que atingir o ponto desejado.
Deixe que tudo cozinhe por mais alguns minutos, até a ora-pro-nóbis estar completamente refogada. Retire do fogo e reserve até esfriar. Essa mistura será a camada que irá proteger a massa na hora de rechear. Se preferir essa camada mais fina e/ou lisa, use um processador de alimentos para, novamente, picar os cogumelos.
Coloque uma camada de massa folhada e corte um círculo. Sobre ela, faça uma nova camada de cogumelos e carne. Siga nessa sequência até ter utilizado todo o recheio e todo o cogumelo (duxelle), sendo a última camada totalmente formada pelos cogumelos processados.
Após rechear o pithivier, feche-o com a massa folhada como em uma torta. Pincele uma mistura de gema e água sobre a massa e leve ao fogo por, aproximadamente, 40 minutos até que a massa folhada doure bem. Sirva com molho de redução de tucupi e um caldo de sua preferência .