Confira esta deliciosa receita de pirarucu com molho de abóbora e jardim de legumes, feita por Juliana, no 22º episódio do MasterChef Brasil 2024. Aprenda a fazer em casa em 1 hora!
Peixes e Frutos do Mar
Pirarucu com molho de abóbora e jardim de legumes | Band Receitas
Tempo
60 min
Dificuldade
Fácil
Rendimento
2 porções
Ingredientes
- 2 posta(s) de pirarucu
- 6 minicenouras
- 6 aspargos
- 6 quiabos
- 3 minimilhos
- 200 grama(s) de abóbora cabotiã
- 200 ml(s) de creme de leite fresco
- 50 grama(s) de queijo pecorino
- 2 fatia(s) de presunto parma
- 100 grama(s) de manteiga com sal
- 1 colher(es) de sopa de açúcar
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- cumaru a gosto
- folha(s) de azedinha a gosto
- cebolete a gosto
- 2 dente(s) de alho
- 1 cebola pequena
- 100 ml(s) de vinho branco Sauvignon Blanc
- 1 colher(es) de sopa de mel
- 2 limões
- flor de sal a gosto
- azeite de oliva a gosto
Modo de preparo
Legumes glaceados (cenoura e milho): Em uma frigideira antiaderente, acrescente uma colher de açúcar, uma pitada de sal, uma colher de manteiga e água até cobrir os legumes. Cubra essa frigideira com papel manteiga e faça um furo no meio. Cozinhe até que os legumes fiquem macios. Depois, retire o papel manteiga. Glaceie os legumes antes de servir.
Legumes refogados: Em uma frigideira antiaderente, coloque os aspargos e o quiabo cortado ao meio para refogar sem gordura, apenas com o sal e a pimenta-do-reino. Assim que começar a levantar fumaça, coloque um fio de azeite e uma colher (chá) de manteiga. Refogue tudo até dourar. Reserve para servir.
Molho: Leve a abóbora cabotiã para assar no forno preaquecido a 200ºC. A abóbora deve estar temperada com o sal, a pimenta, o azeite, os dentes de alho amassados e a cebola. Para assar, cubra a abóbora com papel alumínio e eleve o forno por, aproximadamente, 30 minutos. Após assar, retire a abóbora da casca e coloque-a no liquidificador ou processador. Acrescente mais um dente de alho, um pedaço da cebola, o sal, a pimenta-do-reino e uma colher de manteiga. Processe essa mistura e, em seguida, passe na peneira. Depois de peneirar, leve o creme fino para cozinhar em uma panela. Tempere o creme com um pouco de cumaru ralado, queijo pecorino ralado, mel, sal e pimenta. Deixe cozinhar e depois coe o molho em uma peneira fina. Acrescente 50 ml de vinho branco à mistura e mais um pouco de mel. Volte a cozinhar o molho, até que o gosto do álcool suma. Acerte o tempero, se necessário.
Pirarucu: Corte as postas do peixe e retire a pele. Tempere o pirarucu com o sal, a pimenta-do-reino, o cumaru ralado, o vinho tinto e o suco de um limão. Fure o peixe para “pegar” bem o tempero. Enquanto isso, em uma frigideira com azeite e manteiga, coloque as postas do pirarucu para dourar de todos os lados. Após adquirir o tom desejado, retire e leve ao forno para assar a 200ºC de 15 a 20 minutos. Ao retirar o peixe do forno, verifique se o interior do peixe está quente.
Presunto parma: Em uma frigideira, frite as fatias de presunto parma até que fiquem crocantes. Seque com um papel toalha.
Empratamento: Refogue os legumes na frigideira. Coloque os legumes no prato. Adicione as raspas de queijo pecorino e presunto parma crocante em cima dos legumes. Coloque o molho no centro e o pirarucu ao lado. Decore com a cebolete e coloque as azedinhas. Finalize com flor de sal e as raspas do limão.