
Nhoque de batata-doce: Descasque as batatas-doces laranjas e cozinhe-as na água, com sal, até que fiquem macias. Em seguida, bata-as num processador ou mixer com creme de leite (o bastante para dar cremosidade, mas sem afinar o purê) e corrija o sal.
Num bowl, dissolva a araruta com um pouco de água até formar uma pasta. Transfira a mistura do purê para uma panela e acrescente a araruta dissolvida. Leve esse purê para cozinhar em fogo médio. Mexa a panela, constantemente, até "dar liga". Assim que a massa chegar no ponto desejado, retire a panela e coloque em um saco de confeitar para manusear e moldar o formato dos nhoques.
Com o auxilio de um refratário e/ou bacia com gelo, faça uma "minhoca" sobre os cubos de gelo (de modo a firmar a massa). Assim que estiver firme, retire do gelo e leve para uma superfície onde poderá cortar os nhoques. Depois, deixe os pedaços de nhoque em um bowl, com um fio de óleo de gergelim, para não grudar. Antes de servir, aqueça brevemente no caldo de dashi.