
Modo de preparo da pipoca com caramelização básica:
Em uma pipoqueira, coloque os milhos de pipoca em fogo alto e, enquanto mexe, espere eles esquentarem. Feito isso, adicione o óleo e misture até que ele esquente. Adicione o açúcar e misture até que fique homogêneo.
Adicione a água e, em seguida, a essência de baunilha. Neste processo, o açúcar pode grudar na panela, continue mexendo a mistura para que ele dissolva na panela. Pare de mexer e espere começar a estourar os primeiros grãos de pipoca. Tampe a panela e volte a mexer até que estoure todas as pipocas ou até que você ouça que elas pararam de estourar.
Desligue o fogo, despeje as pipocas em uma assadeira grande, jogue a pitada de sal sobre elas e leve ao forno em fogo baixo por cerca de 10 minutos, dependendo de cada forno.
Retire do forno e separe as pipocas dos milhos que não estouraram. Depois desse processo de separação, elas estarão prontas para serem consumidas. Dica: Para diminuir o doce da pipoca, você pode acrescentar duas ou três pitadas de sal sobre as pipocas no momento da separação.
Em uma panela, ponha a manteiga sem sal, o açúcar refinado, a glucose branca, a pasta saborizante de sua preferência e a essência de baunilha. Leve ao fogo baixo e mexa normalmente. Quando levantar fervura até o centro da panela, adicione o bicarbonato de sódio e o sal. Misture.
Desligue o fogo e verta o caramelo sobre a pipoca pronta, imediatamente. Leve a pipoca caramelizada ao forno e deixe por 20 minutos na mesma temperatura. Na metade do tempo, ou seja, aos 10 minutos, mexa a assadeira.
Dicas: não se preocupe se o caramelo não grudar em todas as pipocas. Ele faz parte de um método de secagem que aumenta a durabilidade delas. A base saborizada de caramelo claro apresenta um sabor mais suave. Além disso, por ser clara, é ideal para trabalhar com pastas saborizantes e corantes. O caramelo claro favorece o uso de coberturas claras.