
Limpe as vieiras e golpeie cada uma com uma faca, sem atravessar o fundo. Tempere as vieiras com sal e pimenta-do-reino. Deixe repousar sobre 100 ml de azeite, 8 unidades de clitórias amassadas e raspas de limão.
Em uma panela, utilize um fio de azeite para refogar o talo de alho-poró junto com o alho picado. Logo depois, adicione 6 unidades de vieiras cortadas em cubos. Deixe caramelizar e adicione ½ xícara de vinho branco seco para deglacear o fundo da panela. Adicione 2 copos de água e 12 unidades de clitórias.
Deixe ferver e peneire este caldo. Retorne o caldo para o fogo e adicione 1 colher de mel, sal e limão siciliano até atingir a acidez desejada. Este caldo tem que ficar com a cor azulada. Reserve o caldo.
Em seguida, massageie bem as vieiras para que absorvam o tempero e coloque-as na frigideira bem quente para que caramelize. Deixe cozinhar com o molho próprio por cerca de 1 minuto de cada lado. Quando estiverem quase prontas, junte a malagueta e o alho picado.
Em uma concha, adicione uma base de caldo de clitórias, a vieira grelhada no centro e as ovas de peixe sobre cada vieira. Finalize com uma flor de mel ou broto de coentro. Sirva a concha com a vieira repousada sobre uma cama de sal grosso.