
Corte a cenoura, cebola, alho-poró e bacon em cubos. Reserve. Em uma panela, adicione o bacon com um fio de azeite e deixe fritar para obter a gordura do bacon. Em seguida, adicione a cenoura, alho-poró e cebola para o mirepoix. Adicione o vinho tinto para deglacear o fundo da panela. Por fim, adicione o caldo de carne e deixe cozinhar em fogo baixo até reduzir.
Corte os vegetais no padrão de apresentação (espessura maior de 2 cm) e reserve.
Adicione em um recipiente o azeite, zaatar, pimenta jamaica, pimenta-do-reino, sal, alecrim e tomilho. Misture e pincele nos vegetais.
A abóbora deve ser assada na churrasqueira, embrulhada no papel alumínio para manter o sabor, e servida com casca. Adicione uma folha de sálvia junto com as abóboras embrulhadas para realçar o sabor do tempero.
Assim que o palmito estiver quase pronto, pincele azeite de urucum e defume com macieira.
Em uma panela, torre as castanhas e sementes. Em uma frigideira, coloque azeite, manteiga, cebola e alho para refogar. Assim que estiverem bem refogadas e douradas, adicione as farinhas e não pare de mexer. Assim que atingir a crocância desejada, acrescente sal, pimenta e carvão. Desligue o fogo e misture até atingir a cor preta.
Rasgue as folhas de couve e taioba grosseiramente, salpique azeite e sal, e leve para o forno a 180°C em uma forma com papel manteiga. Retire assim que atingir a textura crocante e leve, em torno de 20 minutos. Coe o caldo que está na fervura, deixe engrossar mais e reserve.
Comece o empratamento com o caldo na lateral e siga com os legumes grelhados (abóboras, couve flor, cogumelos). Posicione o palmito como centro do prato. Na base inferior do palmito, adicione a farofa negra. Na parte superior, coloque as folhas crocantes.