Hoje pode

Como fazer o alfajor argentino? Carole Crema ensina receita

Aprenda receita parecida com o pão de mel, mas que leva recheio de doce de leite

Carole Crema, com rádio BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Como fazer o alfajor argentino? Carole Crema ensina receita tradicional
Como fazer o alfajor argentino? Carole Crema ensina receita tradicional
Envato Elements

Que tal fazer um doce diferente, mas supersimples, hoje, hein? O alfajor, tradicional de muitos países aqui da América Latina – como a Argentina – tem massa fácil de fazer e deliciosa de comer. Para essa receita, você vai precisar comprar um bom doce de leite para rechear, tá bem?

Para fazer a massa, então, você vai precisar de: 

  • 100 g de manteiga sem sal
  • 1 xícara de chá de açúcar 
  • 3 ovos
  • 4 colheres de sopa de mel
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • 5 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó 
  • 2 ou 3 latinhas de doce de leite para rechear


Você vai colocar na batedeira a manteiga, o açúcar e os ovos. Bata bastante e, depois, adicione o mel e a baunilha. 

Numa tigela a parte, junte todos os secos: a farinha, o bicarbonato, o fermento. Acrescente a mistura batida e, com as mãos, vá sovando até obter uma massinha bem lisa. Deixe descansar por, pelo menos, meia hora na geladeira e, depois, abra com auxílio de um rolo e corte os disquinhos para assar. Os discos são de, mais ou menos, 5 cm, 7 cm de diâmetro, para fazer o tamanho tradicional do alfajor. 

Após cortá-los, deixe-os gelar mais um pouquinho na geladeira e leve-os para assar em forno pré-aquecido a 180°C por até 15 minutos. Assim que esfriar, recheie com o doce de leite. 

Importante: o doce de leite tem que ser mais firme. Se ele for muito mole, quando você colocar uma bolacha em cima da outra, o peso vai fazer com que o doce de leite escorregue. Finalize polvilhando açúcar refinado. Ou, se você souber manipular o chocolate, banhe no chocolate líquido, que também fica delicioso.

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM: