
Modo de preparo da massa
Branqueie o espinafre, deixando-o por um minuto em água fervente com sal e depois coloque na água com gelo (para reforçar a cor e sabor). Depois, bata esse espinafre com os ovos no liquidificador, até que vire uma pasta. Coloque a farinha e a sêmola misturadas em uma superfície plana, faça uma cavidade ao meio e coloque a pasta de espinafre (lembrando de que essa pasta deve ser sempre com 50% do peso do total de farinha). Amasse bem, de 15 a 20 minutos, até que esteja na consistência correta. Deixe descansar no mínimo 15 minutos embrulhada no papel filme.
Para finalizar, utilize um pouco de farinha para abrir a massa e depois a sêmola para cortá-la com a faca na espessura de um dedo mais ou menos. Cozinhe em água abundante por cerca de 1 minuto. Enquanto isso, doure os tomates-cerejas no azeite com sal, pimenta-do-reino e dentes de alho inteiros, por 3 minutos e, depois, inclua o molho da carne. Se necessário, coloque um pouco da água do cozimento da massa e deixe reduzir um pouco. Acrescente a manteiga gelada. Coloque o tagliatelle direto nesse molho e deixe por mais alguns minutos. Sirva com azeite de salsinha para finalizar.
Tempere o acém com sal e pimenta. Sele a carne dos dois lados, em uma frigideira bem quente com um fio de azeite, e reserve. Na mesma frigideira, doure os legumes com fio de azeite e manteiga com um pouco de sal de 5 a 10 minutos, até estarem bem caramelizados e reserve. Continuando na mesma frigideira, coloque o vinho e deixe o álcool evaporar por alguns minutos. Junte todos os ingredientes em uma forma ou refratário próprio para o forno. Cubra com papel-alumínio e deixe assar em 200 graus por cerca de 1 hora e meia ou até que a carne esteja bem macia (desmanchando). Depois de pronta, processe a carne e passe o caldo na peneira. A carne será utilizada para o recheio do capeletti e também para o molho do tagliatelle.