The Chef

Quais alimentos são bons para o fígado? Nutricionista aconselha abacate e outros

Na lista da nutricionista, alimentos que possuem antioxidantes naturais que ajudam a diminuir toxinas acumuladas no fígado; confira:

Da redação, com The Chef

Filtrar o sangue, eliminar toxinas e produzir a bile, o ‘detergente’ natural do corpo humano. São muitas as funções importantes do fígado para a saúde e, por meio da alimentação, é possível conter possíveis acúmulos de toxinas.  

Abaixo, a nutricionista Gabi Cilla, convidada do programa The Chef com Edu, indica 5 alimentos que contribuem para o bom funcionamento do fígado; confira:

Beterraba

A beterraba é excelente aliada no controle glicêmico e, segundo a nutricionista, o mais indicado é o consumo do alimento cru. “Na beterraba há o nitrato, que é o responsável pela vasodilatação, e antioxidantes”, diz Gabi. São os antioxidantes presentes no legume que vão ajudar a reduzir possíveis danos no fígado causados por radicais livres e inflamações. 

Aveia


Fonte de beta-glucana, a aveia – de acordo com Gabi – auxilia a reduzir os níveis de colesterol ruins que podem vir a se acumular no órgão. 

Castanha-do-pará

Tratar um possível acúmulo de gordura no fígado com a gordura das castanhas? É isso mesmo! Isso porque a castanha-do-pará é fonte de antioxidantes e ômega 3. Sem falar que, segundo Gabi, esse tipo de noz possui vitaminas associadas à regeneração [limpeza] hepática. 

Abacate


O abacate, de acordo com Gabi, auxilia na produção da glutationa, tipo de antioxidadante de ajuda o fígado a eliminar toxinas. 

Alcachofra

A alcachofra possui silimarina, antioxidante, inclusive, vendido em farmácias para o tratamento de doenças hepáticas. Na alcachofra, a silimarina será um antioxidante preventivo para a diminuição da gordura visceral do fígado. Vale, portanto, o consumo da alcachofra cozida ou em forma de chá.