The Chef

É melhor comer um alimento assado, frito ou cozido? Nutricionista responde

Ao optar pelo assado, ou cozido, quer dizer que o consumo maior está liberado? Nem sempre; veja as explicações da nutricionista abaixo:

Da redação, com The Chef

Ovo frito e cozido: caloria não muda, mas a quantidade de gordura sim
Ovo frito e cozido: caloria não muda, mas a quantidade de gordura sim
Envato Elements

Quibe frito ou assado? Pipoca no óleo ou na pipoqueira de ar? A nutricionista Gabi Cilla, convidada no The Chef, programa do Edu Guedes, compara os preparos de vários alimentos e lista as vantagens – e desvantagens – de cada um deles; confira abaixo:

1. Ovo cozido X ovo frito 

Em questão de caloria do ovo, o preparo não muda muito. Mas, olha com relação à quantidade de gordura: são 5 gramas o cozido versus 9 gramas de gordura o frito – considerando a fritura em azeite e por imersão.  

2. Atum ao natural X atum em óleo

Pouca gente sabe, mas o óleo do atum, além de ajudar na proteção da proteína do peixe, atua como um quelante, ou seja, um protetor para evitar possíveis intoxicações por metais pesados presentes na lata. Por isso, o atum ao natural é melhor, claro. 

Para equilibrar as contas, uma vez que o atum em lata é bem mais acessível $ que o in natura, a dica da nutricionista é a seguinte: não utilize o óleo do atum para as preparações. Assim que for usar, drene esse óleo. Pegue o atum, coloque-o numa peneira e enxágue bastante, deixando sair todo o óleo. 

3. Quibe assado X quibe frito 
 


O quibe frito tem 6x mais quantidade de gordura, por porção, que o assado. Mas, isso não quer dizer que está liberado comer seis porções do assado, ok? “A gente não pode se esquecer de que dentro do quibe tem carboidrato, porque ele é feito com trigo. E não é só a gordura que engorda, proteína e carboidrato em excesso, também”, explica a nutricionista. “Os fritos com base proteica são mais interessantes do que os assados feitos de massa”, completa. Fica essa dica! 

4. Batata assada X batata frita


A batata assada tem 52 calorias comparada com 280 calorias da frita – a mesma quantidade. O mesmo acontece com relação à gordura: enquanto a versão assada tem zero gorduras, enquanto a frita tem 13 gramas. Não está fácil para a batatinha frita! 

5. Pipoca em ar quente X pipoca em óleo 


Se for considerar a quantidade de gordura, a pipoca feita em óleo tem 10 vezes mais que a feita no ar quente, em pipoqueiras. Mas, isso também não quer dizer que o consumo exacerbado da pipoca feita no ar está liberado. Segundo a nutricionista, uma porção de 100 gramas de pipoca feita na pipoqueira (sem óleo) tem 370 calorias. “Tudo é quantidade. A pipoca é um alimento extremamente interessante, mas desde que seja dosado”.

Assista ao programa completo aqui: