
A acne pode aparecer em homem e mulheres em vários momentos da vida, seja por fatores genéticos ou hormonais. Os cravos e espinhas, que caracterizam a doença, surgem na pele em decorrência de um processo inflamatório nas glândulas sebáceas, e é possível evitá-los com a alimentação saudável.
A nutricionista Natalia Barros indica no programa The Chef com Edu Guedes cinco opções de alimentos ou grupos alimentares que podem inibir a acne. Tudo isso, claro, aliado ao estilo de vida equilibrado. “O estresse, a falta de sono e a falta de atividade física podem amplificar a inflamação”, afirma expert. Por isso, cuide-se por inteiro!
Confira abaixo o ranking da nutricionista:
5. Fibras
Os alimentos ricos em fibra, como o feijão, lentilha, grão-de-bico, aveia e vegetais verde-escuros, são fundamentais para manter a microbiota intestinal em pleno funcionamento. “O intestino pode desencadear processos inflamatórios e as fibras podem impedi-los. Elas favorecem a eliminação de toxinas do nosso organismo”, explica a especialista.
Lembre-se de incluir fibras em todas as suas refeições. “Assim, você reduz a velocidade que o açúcar chega no sangue e a insulina, hormônio que amplifica processos inflamatórios da acne”, completa.
4. Frutas e vegetais coloridos
Os antioxidantes presentes nas frutas e vegetais coloridos garantem vitalidade para a pele. “Além disso, eles combatem os radicais livres, que promovem o envelhecimento da pele, e seu corpo também fica mais saudável”, garante. Laranja, uva e cenoura são alguns desses alimentos.
Os sucos são ótimas opções para incluir as frutas e vegetais coloridos no dia a dia, mas o consumo in natura é importante para aumentar a ingestão de fibras. “Quando você mastiga uma laranja e come o bagaço, por exemplo, você ingere mais fibras, que promove a saciedade e faz com que o açúcar chegue de forma mais lenta no sangue. Isso inibe a inflamação”, afirma Natalia Barros.
3. Gorduras boas
Abacate, gergelim, castanhas e peixes são fontes de gorduras anti-inflamatórias – não tenha medo de incluir esses alimentos no cardápio do dia a dia. “Eles melhoram a pele e o organismo como um todo”, pontua a nutricionista.
2. Prebióticos e probióticos
A nutricionista explica a importância dos prebióticos e probióticos para o equilíbrio do intestino. “Basicamente, os prebióticos são os alimentos das bactérias que habitam o nosso intestino. Nós temos uma comunidade de microrganismos no intestino que nos faz bem, e os prebióticos ajudam a manter essas bactérias saudáveis”, explica. Aveia e chia são exemplos de alimentos prebióticos.
“Já os probióticos são as bactérias viáveis que a gente encontra em alguns alimentos fermentados, como o kefir e a kombucha. Quando você os ingere, essas bactérias atingem facilmente o intestino, o que o torna mais saudável e minimiza os processos inflamatórios que podem desencadear a acne”, completa.
1. Água
A água é a principal indicação no combate à acne por ser responsável por manter todo o nosso organismo saudável. “70% do nosso corpo é composto de água. Para que todos esses nutrientes cheguem às nossas células, a gente precisa de um consumo adequado de água”, afirma a especialista. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade para o consumo diário de água deve ser acima de dois litros. Mantenha sempre uma garrafa de água por perto!