Dicas

“A air fryer é minha melhor amiga”, diz Bru Hermogenes, a “rainha” da fritadeira

A gastrônoma e criadora de conteúdo, conhecida como a “rainha da air fryer", fala sobre culinária prática e sucesso nas redes sociais

Amanda Caroline

A "rainha da air fryer" brinca com uma de suas dez fritadeiras
A "rainha da air fryer" brinca com uma de suas dez fritadeiras
Reprodução/Instagram @cozinheja

Bruna Hermogenes começou a cozinhar aos 13 anos de idade, quando a mãe passou por uma cirurgia. O que era necessidade virou hobby. E, mais tarde, depois de abandonar a carreira de executiva no varejo, o hobby se tornou profissão. Hoje, aos 31 anos, a paulista de Piracicaba, no interior do estado, formada em Relações Internacionais, é gastrônoma, criadora de conteúdo e empresária do ramo. Além de tudo, ela bomba nas redes sociais com sua culinária prática e carrega o título de “rainha” por causa de seus vídeos de receitas com a fritadeira do momento. Pois é! Bruna, do Cozinhe Já, é a famosa “rainha da air fryer” do Instagram.

Em entrevista ao Band Receitas, a criadora de conteúdo conta sua relação antiga com a fritadeira, que virou o eletroportátil “queridinho” dos brasileiros nos últimos tempos devido a sua praticidade. “A air fryer entrou na minha vida há nove anos, quando me mudei para São Paulo. Na época, trabalhava muito e não tinha tempo para ficar na cozinha. Só queria chegar em casa, tomar banho e comer algo gostoso”, explica. “Foi na Black Friday de 2013 que comprei a air fryer e ela é minha melhor amiga desde então. Vendo o marido, mas não vendo a minha air fryer”, brinca.

Ela, que nunca gostou de delivery e sempre valorizou a comida caseira, fez questão de aprender a usar todas as funções da air fryer. Depois de tanto tempo de parceria, Bruna está mais do que habilitada para falar sobre sua “melhor amiga”. “Ela realmente faz o que eu quero. Com ela, como bem e de forma saudável, não fico com cheiro de fritura e não sujo meu apartamento”, detalha. E a gastrônoma garante: dá para fazer de tudo no aparelho – desde aperitivos, como torresmo, até refeições completas.

Sucesso nas redes sociais

Bruna criou uma conta no Instagram para compartilhar receitas e dicas culinárias em 2017, mas demorou para encarar seu trabalho na rede social como um negócio. Anos depois, em 2020, pouco antes do início da pandemia de covid-19, a gastrônoma decidiu se profissionalizar no campo digital e se jogar de cabeça em uma nova empreitada. De lá para cá, tudo mudou: hoje, ela acumula mais de 400 mil seguidores, tem eBooks publicados – ‘Air Fryer é Vida’ é seu best-seller – e comanda cursos de culinária online.

“É uma satisfação muito grande poder trazer as pessoas para a realidade da cozinha prática, com leveza e sem ‘mimimi’. A cozinha, para mim, sempre foi um lugar para desestressar do trabalho e dos problemas. Minha vontade é que as pessoas enxerguem a cozinha dessa maneira”, afirma. “Quero que as pessoas tenham autonomia e se sintam chefes da própria cozinha. Essa é a minha prioridade”, acrescenta.

“Rainha da air fryer

O título de “rainha da air fryer” emociona Bruna, que, de fato, é especialista no assunto. São inúmeras as receitas que ela prepara na fritadeira e, não à toa, se tornou referência neste tipo de conteúdo na internet. “Muitas pessoas falam ‘que bom que a gente tem a rainha da air fryer’, ‘a rainha da air fryer salvou a minha vida na pandemia’... Isso começou a chegar de um jeito tão forte e assumi isso com o maior orgulho. Adoro e não vivo sem air fryer, tenho dez aparelhos em casa”, revela.

Do cargo de executiva no varejo para a criação de conteúdo nas redes sociais, Bruna garante: “me transformei por meio do meu trabalho”. Ela, que nunca ligou para os comentários pejorativos sobre sua carreira de ‘blogueirinha’, comemora cada uma de suas conquistas e o retorno positivo de seus seguidores e alunos. “Saí de uma fase de ansiedade e pânico para fazer o que eu amo 24 horas por dia. Realmente… Cozinhar, para mim, é uma realização pessoal”, finaliza.