Qual a função do vinho no risoto? Chef explica e dá dicas de preparo

Guto Medeiros faz receita deliciosa no The Chef e diz como a bebida influencia no prato

Da Redação

Risoto
Freepik

Vinho faz toda a diferença no preparo da base do risoto tradicional. Você pode optar por não usá-lo, caso não tenha, mas o chef de cozinha Guto Medeiros afirma que seu prato vai ficar muito mais saboroso e cremoso com esse toque especial. O cozinheiro explica no The Chef com Edu Guedes a função da bebida no cozimento do arroz. 

Separe um cálice de vinho branco seco, que é o tipo indicado para o risoto por ser leve. A adição da bebida ajuda a equilibrar a acidez do prato, que tem textura densa, e garante ainda mais aroma. Escolha um vinho branco de boa qualidade e, além de colocá-lo na receita, não deixe de brindar com a bebida ao degustar o seu risoto.

O chef Guto Medeiros explica que o álcool tem outra função importante no preparo do risoto: abrir os poros dos grãos de arroz. Assim, eles liberam mais amido, deixando o prato ainda mais cremoso – do jeito que a gente gosta!

O vinho, de acordo com a receita do chef, deve ser adicionado logo depois do arroz e antes do caldo. Dessa forma, os grãos também ficam prontos para receber todo o sabor do caldo de sua preferência.

Mais notícias