Dicas

Quais alimentos são bons para gestantes? Nutricionista indica 5 opções

Especialista explica os benefícios dos ingredientes que contribuem para uma gestação mais saudável

Da Redação

Saiba por que gengibre, frutas cítricas, espinafre e mais alimentos favorecem as grávidas
Saiba por que gengibre, frutas cítricas, espinafre e mais alimentos favorecem as grávidas
Envato Elements

Alguns alimentos são verdadeiros parceiros das mulheres durante a gestação. A nutricionista Natalia Barros explica no programa The Chef com Edu Guedes a importância de incluir ingredientes como gengibre, frutas cítricas e vegetais verde-escuros no cardápio; eles possuem nutrientes que favorecem tanto a mãe quanto o bebê em desenvolvimento.

Confira o TOP 5 de alimentos bons para gestantes:

5. Gengibre

O gengibre é um aliado pois ajuda na inibição das náuseas e do desconforto gastrointestinal, uma queixa muito comum entre as gestantes, principalmente no primeiro trimestre. "É um alimento muito seguro que pode ser usado em chás, sucos e preparações culinárias. Até 1 grama de gengibre é seguro na gestação", explica a nutricionista, que também cita a capacidade anti-inflamatória do ingrediente.

4. Castanhas

As castanhas do Pará e do Brasil contém selênio, um poderoso antioxidante que favorece a formação da placenta, que é a comunicação entre a mãe e o bebê. "Toda a troca de nutrientes é feita através da placenta e esse nutriente previne complicações na gestação, como diabete gestacional e síndrome hipertensiva", afirma a profissional. Atenção: o excesso de selênio não é benéfico para a saúde. Portanto, as gestantes devem consumir apenas uma unidade de castanha por dia para atingir a recomendação de selênio.

3. Frutas cítricas

Laranja, limão e outras frutas cítricas são fontes de antioxidantes, ricas em vitamina C e favorecem a formação saudável da placenta. É importante que elas sejam consumidas junto com vegetais verde-escuros. "A absorção do ferro de origem vegetal depende da vitamina C, e o ferro participa do transporte de oxigênio para todos os tecidos. Por isso, ele é essencial para todas as fases de desenvolvimento do bebê", detalha Natalia Barros.

2. Vegetais verde-escuros

Espinafre, couve, brócolis… São inúmeras as opções de vegetais verde-escuros. "Eles são riquíssimos em cálcio e ferro. A deficiência do ferro está associada a um déficit cognitivo do bebê. A gente também encontra ácido fólico nos vegetais verde-escuros. Esse nutriente previne contra defeitos no tubo neural e é essencial para o desenvolvimento do bebê", pontua a expert.

1. Carnes magras

As carnes magras são fundamentais para o desenvolvimento do bebê em todas as etapas. "Aqui, a gente fala em aporte de proteínas e aminoácidos que são favoráveis nesse sentido", explica a nutricionista. Essas carnes também possuem o ferro M, que contribui para a prevenção da anemia. "Outro ponto importante é a presença da vitamina B12, que nós só encontramos em alimentos de origem vegetal. Ela favorece a absorção do ácido fólico", adiciona.

As mães vegetarianas podem adaptar o cardápio com leguminosas, como grão de bico, feijões e vegetais verde-escuros, mas devem procurar um especialista para fazer um acompanhamento individualizado que procure atingir as demandas nutricionais.