Por que pão de forma tem álcool? Veja os alimentos que reprovam no bafômetro

Polêmica chamou atenção para outros alimentos que passam por fermentação ou que contém alto teor de açúcar; veja a lista de bebidas e comidas que podem ser alcoólicas

Da redação

Por que pão de forma tem álcool? Veja os alimentos que reprovam no bafômetro
Pão de forma tem álcool? Entenda mais sobre o assunto
Envato Elements

Comer pão de forma pode complicar sua vida. Uma análise feita pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, conhecida como Proteste, evidenciou a possibilidade de teor alcoólico em duas fatia do alimento — o suficiente para não passar no teste do bafômetro.

Segundo a pesquisa, os níveis ultrapassam até mesmo a dose de álcool permitida para crianças. E o fato não se limita aos pãezinhos; na verdade, alimentos que passam por fermentação em sua fabricação ou que contém alto teor de açúcar também podem ser alcoólicos.

É o que diz a nutricionista clínica funcional Carolina Caldas: "O álcool no pão de forma vem principalmente da fermentação, onde os açúcares viram álcool e gás. Normalmente, esse álcool evapora quando o pão é assado, mas algumas indústrias colocam álcool depois para evitar mofo".

A especialista alerta que esse álcool pode ser ruim pra microbiota intestinal e, em grandes quantidades, pode prejudicar a saúde a longo prazo. "Consumir bebidas e comidas fermentadas sem saber o teor alcoólico pode ser complicado, principalmente para crianças, grávidas e lactantes", diz Caldas.

E a regra vale para todas as bebidas e comidas fermentadas. Bruno Hashimoto, chef de cozinha do programa Melhor da Noite, da Band, aponta outros alimentos que podem conter álcool: kombucha, suco de frutas, kefir e certos vinagres. 

"As leveduras são responsáveis por esse processo de transformar o açúcar em álcool", explica Hashimoto. Por isso, sempre verifique os rótulos e prefira produtos com baixo teor alcoólico — principalmente, se for dirigir depois!

Mais notícias

Carregar mais