Dicas

Pé de moleque gigante mede 20 metros e pesa duas toneladas; veja

Doce ganhou versão bolo no São João de Caruaru, em Pernambuco; receita leva mais de 120 bandejas de ovo

Stefani Sousa

Pé de moleque
Pé de moleque
Reprodução/Band Receitas

Comidas gigantes fazem sucesso no tradicional São João de Caruaru, no interior de Pernambuco. Na maior festa junina do Brasil, não pode faltar um bom pé de moleque, com direito a muito amendoim e medidas especiais.  

Por lá, a sobremesa ganhou uma versão com 20 metros e duas toneladas, quantidade suficiente para alegrar as milhares de pessoas que passam pelo evento. Atração do bairro das Rendeiras, a 24ª edição do Pé de Moleque Gigante aconteceu no último fim de semana, entre os dias 18 e 19.  

O evento reuniu fãs do quitute tradicional que aproveitaram para dançar o forró pé de serra. A receita foi preparada com 800 kg de massa, 200 kg de açúcar, 200 kg de margarina, kg de castanha, 60 kg de coco ralado, 120 bandejas de ovos e 16 kg de cravo, canela e erva-doce. Veja:

Para dona Maria do Bolo, organizadora do pé de moleque, a festa mantém a tradição. “Eu fico feliz que a nossa cultura vive e permanece durante todos esses anos e, se Deus quiser, vai continuar mesmo depois que eu me for”, celebra. 

E tem mais... 

Também no São João de Caruaru, há ainda o maior bolo de saia do mundo, com 300 kg. Para preparar a receita foram utilizados 60 kg de açúcar, 24 kg de margarina, 29 kg de ovo, 64 kg de trigo e 40 litros de leite. 

*Jornalista viajou a convite da Devassa para o São João de Caruaru, em Pernambuco