Dicas

Oktoberfest: saiba como o festival surgiu e chegou ao Brasil

Festa brasileira, em Blumenau (SC), é a segunda maior do mundo - só perde para a original, na Alemanha

Da Redação, com Minha Receita 17/06/2021 • 18:30 - Atualizado em 17/06/2021 • 18:33
Festa brasileira, em Blumenau (SC), é a segunda maior do mundo
Festa brasileira, em Blumenau (SC), é a segunda maior do mundo
Unsplash

A Oktoberfest reúne milhões de pessoas todos os anos no sul do Brasil. Mas você sabe como surgiu a ideia de fazer a festa alemã regada à cerveja e comidas típicas? A tradição no país europeu começou em 1810, para celebrar o casamento do rei bávaro Ludwig I, em Munique, assim como mostra o Minha Receita. Desde então, a festa nunca deixou de existir por lá. 

A festa brasileira, em Blumenau (SC) é a segunda maior do mundo, só perde para a original. Nos anos 1970, a cidade no sul do País começou a promover o turismo local devido à presença da imigração alemã na região. E na década seguinte, em 1980, eles decidiram fazer o evento que é sucesso em Munique. 

“A festa começou depois de uma enchente, que foi muito ruim pra todo mundo. E aí pra estimular o público, pra conseguir dinheiro, o poder público e pessoas privadas se juntaram para criar uma Oktoberfest, uma festa germânica. Foi um sucesso tão grande que já na primeira já teve 100 mil pessoas. Em 1992, chegou a 1 milhão de pessoas”, explica o chef Heiko Grabolle,  embaixador da gastronomia do estado de Santa Catarina e consultor da Oktoberfest em Blumenau.

De acordo com ele, a partir de 2013 foi feito um trabalho de germanização na festa, para exaltar a comida típica alemã. Deste ano em diante, sempre teve iguarias como a salsicha alemã, batata recheada, strudel e marreco.

A festa acontece no mês de outubro e costuma durar 18 dias.

  • jacquin
  • oktoberfest