Dicas

Lucas Sanseverino, do Manhã na Band Vale, fala sobre sua relação com a culinária

O apresentador do programa de variedades da Band Vale fala sobre receitas práticas e afirma: "Comida gostosa não é só para quem tem dinheiro"; leia a entrevista

Por Amanda Caroline

Lucas Sanseverino é apresentador do programa Manhã na Band Vale
Lucas Sanseverino é apresentador do programa Manhã na Band Vale
Reprodução/Instagram

Quem acompanha o Band Receitas sabe: todo sábado tem receita nova do programa Manhã na Band, exibido na Band Vale, das 10h às 11h30. O apresentador Lucas Sanseverino comanda um quadro culinário em que recebe chefs de cozinha e convidados especiais para ensinar pratos deliciosos e, acima de tudo, práticos – são de dar água na boca!

Em entrevista ao Band Receitas, Lucas fala sobre a estreia do programa em meio à pandemia e o desafio de oferecer ideias gastronômicas acessíveis para o público do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Vale Histórico de São Paulo. 

“O Manhã na Band nasceu na pandemia, em 23 de maio de 2020. Eu e o Abel Freitas [apresentador que faleceu em dezembro de 2021, vítima da covid-19] queríamos criar algo bacana para quem estava em casa. A gente tinha o desafio de fazer as receitas ao vivo. Não sou chef de cozinha, ele também não era, mas adorávamos cozinhar – eu ainda mais que o Abel, que aprendia no programa”, conta.

Apresentar receitas fáceis e baratas sempre foi a missão da atração, principalmente neste período econômico difícil para a população brasileira. “A gente sempre prefere usar ingredientes não muito caros e possíveis para a maioria das pessoas. Nós já fizemos uma torta apenas com alimentos da cesta básica, por exemplo”, explica Lucas, que também faz questão de exaltar sua região.

Culinária afetiva e regional

O bolinho caipira, prato típico do Vale do Paraíba, é uma das receitas que está no “cardápio” do Manhã na Band. “Nós vamos atrás do que é da região para valorizá-la, e as pessoas gostam. Tem muita coisa legal e diferente para mostrar”, afirma.

“A maneira de fazer o peixe no litoral é diferente da forma que a gente faz por aqui no Vale, e nós conseguimos abordar isso. Valorizar a região sempre foi nosso objetivo”, acrescenta o apresentador.

Lucas, inclusive, revela que coloca a mão na massa na cozinha desde cedo. “Cresci com referências culinárias muito fortes em casa. Minha avó, por exemplo, não saía da cozinha, assim como os meus pais. Na adolescência, já sabia de tudo”, relembra. 

Ele, que adora mostrar seu lado chef na atração, não pensa duas vezes antes de testar algo novo. “Gosto de me aventurar na cozinha e, graças a Deus, tenho mão boa para o tempero. Todo mundo elogia a minha comida”, brinca. E é esse carinho com o alimento que o apresentador deseja continuar transmitindo no comando do Manhã na Band Vale.

“Gosto muito de fazer receitas práticas. Comida gostosa não é só para quem tem dinheiro, é para quem trabalha no dia a dia. Adoro mostrar receitas com toques diferentes. Descobrir algo novo é muito legal e procuro transmitir isso para o público”, finaliza.