Sua Carta de Vinhos

Lambrusco: conheça os tipos e saiba como reconhecer os de boa qualidade

Alexandra Corvo

Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

A sommelière é formada pela Ecole d´ingenieurs Oenologiques de Changins, na Suíça, Trabalhou por 10 anos em restaurantes na Europa e, em São Paulo, trabalhou na Figueira Rubaiyat, D.O.M, Le Vin e Sabuji. Escreveu por seis anos na Veja São Paulo e também foi colunista do jornal “Folha de S.Paulo”.

Lambrusco: conheça os tipos e saiba como reconhecer os de boa qualidade
Lambrusco: conheça os tipos e saiba como reconhecer os de boa qualidade
Unsplash

O lambrusco é um dos mais subestimados vinhos italianos – uma falha dos próprios italianos na exportação. Lembrando que o lambrusco é uma família de uvas de 12 variedades, se contabilizarmos as menos importantes, as menos utilizadas. 

Lambrusco é uma uva tinta. Todas elas desse grupo são variedades tintas. E os estilos de vinhos lambrusco variam desde tintos leves e secos, até tintos espumantes, mais ou menos, adocicados. Quer dizer, há uma variedade enorme de estilos também. 

O que foi muito exportado é o estilo bem doce, branco ou tinto, bem espumente, muito barato e feito de uma maneira que não evidencia a qualidade dessas uvas e o potencial dessas denominações de origem.

Um ouvinte me mandou uma mensagem perguntando como a gente descobre a qualidade do lambrusco. Se estiver escrito, no rótulo, só lambrusco é um vinho genérico. Mas, se estiver ‘denominação de origem controlada lambruco di grasparossa di [nome da cidade]’, em que há o nome da uva e da cidade em que foi colhida, você já sabe que é um vinho de melhor qualidade. 

Do que a gente tem no mercado hoje, fácil de encontrar, acessível, realmente são os piores estilos. Isso não significa que você não possa gostar dele, ou que ele não é simpático e docinho, frutado.
Ouça mais as colunas sobre da Alexandra Corvo, na BandNews FM aqui.