Pitadas de Gastronomia

Gaspacho: aprenda a fazer a sopa gelada de tomate

István Wessel

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Gaspacho: aprenda a fazer a sopa gelada de tomate
Gaspacho: aprenda a fazer a sopa gelada de tomate
Unsplash

A sopa gaspacho é uma sopa gelada, tradicional na Espanha, que eu já quero antecipar o seguinte: tem inúmeras receitas, porque cada família e região faz um pouco diferente. Mas, a base é igual. Você pode servir num prato de sopa, ou num copo grande, e é um alimento. 


Nós vamos colocar, primeiro, em uma tigela, três fatias de pão branco sem casca; 5 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto; 5 colheres de sopa de azeite extra virgem; 1 colher de sopa de farinha; 1 colher de sopa de açúcar; meia colher de sopa de páprica picante; 2 colheres de sopa de salsinha e meia colher de chá de pimenta-do-reino. Deixa isso em uma tigela, começando a pegar gosto. Reserve.


Aí, você vai colocar, num processador ou liquidificador, 6 tomates sem pele e semente, 1 pepino sem casca, 2 dentes de alho e meio pimentão verde. Misture bem tudo e junto aquele pão marinado. Bata por mais alguns minutos e vá, aos poucos, acrescentando água gelada, até ficar com consistência não tão cremosa. Tire e leve à geladeira por 1 hora.


Enquanto isso, cozinhe dois ovos e corte, em fatias bem finas, um rabanete. Sirva por cima da sopa. 
 

OUÇA AS COLUNAS DO ISTVÁN WESSEL AQUI.